Projeto de lei institui a Rota da Luz como rota de peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
30/08/2021 13:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (discursando)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg273077.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Afonso Lobato protocolado, quarta-feira, 25/08, na Assembleia Legislativa paulista, institui oficialmente a Rota da Luz, como rota de peregrinação entre Mogi das Cruzes e a Basílica Nacional, em Aparecida.

Um dos objetivos da proposta é estimular o deslocamento do fluxo de romeiros da rodovia Presidente Dutra para o trajeto que parte de Mogi das Cruzes e passa por Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira até Aparecida, reduzindo acidentes e garantindo mais segurança aos peregrinos.

No total são 181 quilômetros de percurso, a maior parte dele passando por áreas rurais e de grande beleza natural.

"O movimento se acentua, principalmente, nessa época do ano, que antecede à comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrada no feriado de 12 de outubro, mas ocorre durante todo o ano", explica Afonso. Segundo dados da CCR Nova Dutra, em 2019, antes da pandemia, foram cerca de 30 mil peregrinos nesse período.

Com o estímulo à Rota da Luz espera-se, também, que seja fomentado o turismo da fé, baseado nas vocações econômicas, turísticas e religiosas regionais, que se agregue valor e se proporcione competitividade aos produtos e serviços locais e que a região seja divulgada com base no turismo religioso, ecológico, rural e de contemplação.


alesp