Parlamentar autoriza recurso para projeto para crianças com paralisia cerebral


26/08/2021 14:17 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Vinicius Camarinha

Compartilhar:

Vinicius Camarinha (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg273110.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder de governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) esteve na manhã na sexta-feira (20) no projeto Amor de Criança, mantido pela Unimar (Universidade de Marília), para autorizar emenda de R$ 100 mil para exames e procedimentos para crianças com necessidades especiais graves.

"A pedido do médico Francisco de Agostinho, que é o coordenador desse projeto, confirmamos o recurso. O Amor de Criança é um projeto muito importante para as crianças com paralisia cerebral e para os seus familiares. Um atendimento que merece nosso respeito e atenção", disse o parlamentar.

Além do coordenador, a superintendente do HBU (Hospital Beneficente da Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis acompanhou a visita do parlamentar.

O projeto assiste crianças com diagnóstico de encefalopatia crônica infantil não progressiva, mais conhecida como paralisia cerebral, que necessitam de uma série de cuidados multidisciplinares. O Amor de Criança conta com o suporte do Ministério Público Federal para a adoção de medidas extrajudiciais e judiciais com o objetivo de garantir o atendimento prioritário às crianças e adolescentes no SUS (Sistema Único de Saúde).

Criado em 2013, o Amor de Criança conta com atividades desenvolvidas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), instalado na Unimar. As crianças recebem atendimento de médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontologistas.

Além da prestação de serviços multidisciplinar de saúde, o projeto oferece apoio assistencial aos pacientes e seus familiares, com cestas básicas, fraldas, cadeiras de roda, exames de alto custo e leite especial; ainda oferece assessoria e consultoria jurídica gratuita e especializada em proteção aos direitos das crianças e adolescentes.

Em maio de 2016, o projeto recebeu reconhecimento nacional, sendo vencedor do IV Prêmio República de Valorização do MPF (Ministério Público Federal), na categoria Constitucional e Infraconstitucional.

"Esse apoio nos causa emoção, a gente olha as crianças e sabemos das dificuldades e necessidades e não só das crianças, mas também de seus familiares. O momento é de total gratidão ao carinho do deputado Vinicius com o nosso trabalho e as nossas crianças", completou o médico pediatra, Francisco de Agostinho.


alesp