Projetos sobre saúde e garantia de direitos às famílias homoafetivas podem ser votados na terça-feira, 14
09/09/2021 19:00 | Sessão ordinária | Barbara Moreira - Foto: José Teixeira











Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo podem votar, na próxima terça-feira, 14 de setembro, três projetos de autoria de deputadas e deputados em sessão extraordinária prevista para as 19h ou 10 minutos após o término da sessão ordinária, caso ela não atinja o tempo limite. A convocação foi feita nesta quinta-feira (9/9).
Em pauta, está o Projeto de Lei 574/2016, proposto pela deputada Márcia Lia (PT) para garantir às pessoas que convivem em união estável homoafetiva o direito à inscrição em programas estaduais como entidade familiar. A proposta recebeu o aval das comissões de Constituição, Justiça e Redação; e de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.
As outras duas propostas se atentam à área da saúde. O Projeto de Lei 42/2021, de autoria do deputado Paulo Fiorilo (PT) e coautoria da deputada Marina Helou (Rede), pretende tornar obrigatória a publicação, em site, dos dados sobre lotes de vacinação e da população imunizada contra a Covid-19 no Estado.
Os dados devem estar em formato aberto e serem atualizados a cada 24 horas, no máximo, para facilitar o monitoramento e controle do plano de imunização. Antes de chegar à etapa atual, o projeto foi analisado pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Administração Pública e Relações do Trabalho; e de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Ainda nesse segmento, o Projeto de Lei 176/2021, dos deputados Murilo Felix (Pode) e Patrícia Bezerra (PSDB), cria o programa de saúde emocional voltado às vítimas da Covid-19 para atender tanto pessoas com sequelas do vírus, como aqueles que perderam familiares para a doença ou passam por consequências da crise econômica causada pela pandemia.
De acordo com a proposta, que recebeu o aval das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Saúde; e de Finanças, Orçamento e Planejamento, esses atendimentos psicológicos poderão acontecer virtualmente ou de forma presencial.
Pronunciamentos
Na tribuna, diferentes assuntos foram abordados pelos parlamentares. Ainda com relação às proposições que tramitam na Casa, a deputada Leticia Aguiar (PSL) falou sobre duas emendas apresentadas por ela ao Projeto de Lei 539/2021, enviado à Alesp pelo Executivo, para simplificar o investimento na educação do Estado por meio de termos de compromissos, sem necessidade de convênios, por exemplo. A proposta também permite a transferência direta de recursos para os municípios investirem em materiais didáticos, transporte, formação profissional, alimentação, dentre outros.
O projeto recebeu o aval das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Educação e Cultura; e de Finanças, Orçamento e Planejamento nesta quinta-feira e, entre as mudanças acatadas pela relatora Dra. Damaris Moura (PSDB), estava uma das sugestões de Leticia para que o Estado invista em assistência técnica para inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas.
"A nossa preocupação é a inclusão das pessoas com deficiência, com necessidades especiais. É dever também do Estado assegurar a educação de qualidade às pessoas com deficiência e necessidades especiais, e aí vamos para diversos âmbitos. Não são apenas as deficiências físicas e intelectuais, mas também auditivas, dentre outras", disse.
Dr. Jorge do Carmo (PT) convidou a população para participar da audiência pública que vai discutir o Orçamento de 2022 na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes na próxima segunda-feira, 13, às 19h.
"Eu que conheço muito bem essa região, que é compreendida pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Arujá, Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel e Guarulhos, que está em uma outra região, mas compreende também a região do Alto Tietê, é o momento e a oportunidade de apresentarmos algumas demandas para que sejam incluídas no Orçamento do próximo ano", afirmou.
Os parlamentares também voltaram a se pronunciar sobre as manifestações de 7 de Setembro.
Coronel Nishikawa (PSL) afirmou que foi "uma manifestação democrática, cívica e não política". "Muitos acham que fomos para rua politizar, não é, é para apoiar um presidente que está fazendo o seu trabalho e colocando o país nos rumos", disse.
Altair Moraes (Republicanos) ressaltou que a manifestação teve o apoio dele. "Como deputado do Estado de São Paulo jamais, em tempo algum, posso ficar calado sobre essa manifestação ordeira, pacífica, do povo brasileiro. O povo tem direito de se manifestar", ressaltou.
Notícias relacionadas
- Projeto do Governo sobre professores e cannabis medicinal pautam sessão desta quarta, 8
- Ataques terroristas, Segurança Pública e Analfabetismo: veja destaques da sessão desta quarta, 11
- Segurança pública e Sabesp são temas de debate na tribuna da Alesp
- AO VIVO: Alesp vota requerimento de urgência ao projeto que cria a CPI da Prevent Senior
- AO VIVO: Alesp realiza 31ª Sessão Ordinária no Plenário Juscelino Kubitschek
- Com avanço da vacinação, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo retoma sessões presenciais
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações