Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
10/09/2021 18:23 | Campanha | Gerson Nichollas - Foto: Orlando Junior / Prefeitura de Franco da Rocha
Neste sábado, dia 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. O bioma é o segundo maior da América do Sul e também é considerado a savana mais rica do planeta.
O Cerrado ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), estando presente em 11 Estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, o Cerrado já ocupou 14% do território, mas atualmente resta pouco mais de 1% da cobertura original no Estado.
Além disso, ele possui grandes reservas subterrâneas de água doce, que abastecem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazonas, São Francisco e Prata. Essa água é utilizada para abastecimento humano e animal, produção de energia e na irrigação.
No entanto, o bioma vem sofrendo arduamente com o desmatamento, tendo já reduzido 48,4% de seus recursos florestais, nas últimas décadas, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O desmatamento de suas reservas chega a ser maior do que na Amazônia. Assim, se a degradação não cessar, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais.
Segundo dados de monitoramento de queimadas realizado pelo Inpe, de 1º de janeiro até 23 de agosto de 2021, o Cerrado contabilizou 27.542 focos de incêndio, o que significa um aumento de 13,7% em relação aos primeiros oito meses de 2020. Com esses números, o Cerrado foi o bioma mais afetado pelas queimadas no país em 2021, com 34.478 km² queimados, o equivalente a cerca de 21.821 Parques Ibirapuera.
Inclusive, o Estado de São Paulo tem o pior cenário de queimadas em 11 anos, com 3.400 focos até o dia 25 de agosto, registrados desde o início do ano, segundo o Inpe.
No Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha (SP), o incêndio, decorrente da queda de um balão, consumiu cerca de 80% de sua área, segundo a prefeitura da cidade. O local é o último remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com a lei federal 9.605/1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação é crime, com pena prevista de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Campanha de combate às queimadas
O Estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, desde 2010, que busca: diminuir os focos de incêndio no Estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para manejo agrícola, pastoril e florestal.
O Sistema é chamado de Operação Corta-Fogo, sendo composto por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).
A operação é dividida em três fases: verde (janeiro a março; novembro a dezembro), amarela (abril e maio) e vermelha (junho a outubro), de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige.
No Estado de São Paulo, a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos, por isso a fase vermelha se estabelece nesse período.
Na Alesp
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Moção 231/2021, de autoria do deputado Roberto Morais (Cidadania), pretende aumentar as sanções penais e administrativas relacionadas com a fabricação, venda, transporte e soltura de balões, tendo entrado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Além disso, o Projeto de Lei 412/2021, de autoria do Coronel Nishikawa (PSL), institui o "Agosto Cinza" como mês estadual de conscientização aos incêndios e queimadas no Estado. A propositura foi recebida do relator, deputado Paulo Fiorilo (PT), pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com voto favorável.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2025; receita prevista é de R$ 372 bilhões
- Aprovado projeto de lei que reconhece pacientes de fibromialgia como PcD
- 'Dezembro Verde' combate abandono e violência contra animais
- Amparo às mulheres: há um ano, Lei da Alesp garante acompanhantes em consultas médicas
- Uso de celulares nas escolas públicas e privadas é proibido em São Paulo; veja regras
- Diretrizes Orçamentárias para 2025 são aprovadas pela Alesp; Estado prevê arrecadação de R$ 339,8 bi
- Parlamentares da Alesp aprovam por unanimidade proibição do uso de celulares em sala de aula
- Parlamentares aprovam programa que inclui cannabis medicinal no Remédio Popular
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações