Parlamentar participa da Marcha pela Vida

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
13/10/2021 12:55 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Marcha pela Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã do último domingo, dia 3, o deputado Gil Diniz participou da Marcha pela Vida, que ocorreu no centro da cidade de São Paulo. A marcha é uma manifestação pelo direito à vida dos nascituros e contra a liberação do aborto, e contou com a participação de pessoas de diversos movimentos pró-vida, das mais diferentes religiões. A caminhada teve início do Páteo do Colégio e seguiu até a Catedral da Sé, onde o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, realizou uma missa de encerramento. Os manifestantes, contando entre eles muitos jovens, crianças, idosos e gestantes, entoaram canções celebrando o amor, a vida e a família e bradaram "vida sim, aborto não", lema da marcha.

Edições da caminhada ocorrem em várias cidades ao redor do mundo. A mais tradicional e simbólica acontece nos EUA, na capital Washington. Dezenas de milhares de manifestantes se reúnem anualmente em caminhada até o congresso americano para defender e celebrar a vida desde o momento da concepção. O maior evento anual do mundo em defesa dos direitos humanos ocorre em 21 de janeiro, data em que a Suprema Corte americana legalizou o aborto em todos os estados americanos, em 1973. O deputado Gil Diniz, que já havia participado de outras edições da marcha, é conhecido por ser intransigente opositor do aborto, e sua posição pró-vida tem marcado sua atuação parlamentar. O deputado é, por exemplo, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vida na Assembleia Legislativa e autor do Projeto de Lei (PL) 1145, de 2019, que instituiu o Dia Estadual do Nascituro, a ser celebrado em 8 de outubro.

Na missa de encerramento da marcha, Dom Odilo Scherer destacou a função da família na proteção à vida: "o papel da família é insubstituível e, por isso mesmo, a Igreja apoia toda essa manifestação em favor da vida e da família, porque aí está o verdadeiro bem da pessoa, da sociedade. A família é o espaço onde a vida pode ser amparada em todas as suas fases".

Na ocasião, Gil Diniz reafirmou os valores pró-vida que norteiam seu mandato: "A vida humana tem de ser defendida desde a concepção até a morte natural, sobretudo a vida mais indefesa e vulnerável que existe, o nascituro". Em seguida, firmou um compromisso pessoal com o movimento pró-vida e a Marcha Pela Vida: "Hoje participaram da marcha algumas centenas de pessoas, mas vamos trabalhar para que as próximas edições reúnam cada vez mais. O brasileiro é um povo cristão e contrário ao aborto, no futuro veremos dezenas, centenas de milhares de brasileiros marchando contra a cultura de morte e em defesa da vida".


alesp