Deputado comparece à celebração do Dia Nacional de Taiwan.

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
19/10/2021 13:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Gil Diniz (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último dia 05, o Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo organizou um coquetel em comemoração ao 110º dia Nacional de Taiwan. O evento foi realizado no Skyhall Terrace Bar e contou com a participação de diplomatas, empresários e lideranças políticas brasileiras e taiwanesas. Entre as lideranças políticas brasileiras, marcaram presença o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, os vereadores de São Paulo, Aurélio Nomura e George Hato, e os deputados estaduais Coronel Telhada e Gil Diniz.

Gil Diniz é notório apoiador de Taiwan e opositor da ambição imperialista do Partido Comunista Chinês sobre a ilha. O convite para participar da comemoração ao Dia Nacional de Taiwan é resultado da amizade do deputado com o governo de Taipei, que começou em 2020, por ocasião da eleição da presidente taiwanesa Tsai Ing-Wen, quando Diniz escreveu um ofício de parabenização à presidente eleita, contrariando frontalmente advertência explícita do consulado chinês, direcionada ao congresso nacional, para que nenhum parlamentar brasileiro se pronunciasse a respeito de Tsai ou das eleições em Taiwan. O deputado ganhou desse modo a gratidão do escritório taiwanês no Brasil.

A República Popular da China considera Taiwan uma província rebelde e exerce pressão geopolítica global para isolar Taiwan da comunidade internacional, inclusive por meio de ameaçadoras manobras militares no espaço aéreo ou nas águas nacionais taiwanesas. A última tentativa de exercer essa pressão foi por meio de um email enviado pelo consulado chinês em São Paulo ao deputado Paulo Fiorilo e reencaminhado, prontamente, por este ao restante dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), novamente advertindo, em tom de ameaça, os parlamentares a se absterem de participar da comemoração ao Dia Nacional de Taiwan.

Gil Diniz registra o estranhamento com o fato de que tenha recebido esse email, minutos depois de ter sido o primeiro deputado a confirmar sua participação no evento e repudia tanto a tentativa de interferência na Alesp por parte do consulado chinês quanto ao imperialismo de Pequim sobre Taipei.

"Taiwan pode ter a certeza de ter um amigo na Assembleia Legislativa de São Paulo.", declarou Gil Diniz. "Repudio a tentativa de ingerência chinesa em nosso parlamento, e mais veementemente ainda a ambição nutrida pelo Partido Comunista Chinês de dominar Taiwan. Espero que esse seja o primeiro evento de muitos onde terei a honra de afirmar minha amizade e meu apoio a Taiwan e ao seu povo extraordinário."


alesp