Deputado junto ao Governo Federal na abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio em Campinas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
20/10/2021 13:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio em Campinas com a presença do deputado, do presidente e demais autoridades.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276558.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Deputado Gil Diniz participou, junto ao presidente da República Jair Bolsonaro, na sexta-feira (8), da abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio em Campinas. A cerimônia ocorreu no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e marcou também a inauguração de novas instalações do CNPEM/MCTI. Além do presidente e do deputado, estiveram presentes o ministro do MCTI, o astronauta Marcos Pontes, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e outras autoridades.

A 1ª Feira Brasileira do Nióbio apresentou produtos desenvolvidos pelas empresas em conjunto com a academia, voltados à aplicação do mineral com intuito de contribuir com o posicionamento do Brasil como referência mundial na produção, caracterização e aplicação do nióbio.

Entre as inovações anunciadas, está a inauguração de 5 novas linhas de luz no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro de última geração do CNPEM/MCTI. O Sirius passará a contar com um total de 6 estações de pesquisa, todas inauguradas nos últimos 2 anos, que vão contribuir com pesquisas de ponta em diversas áreas do conhecimento. Durante o evento, também foram entregues novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) que integra o CNPEM/MCTI, e que serão dedicadas à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia.

Em parceria com o Ministério da Educação, o CNPEM/MCTI inaugurou também a Ilum, Escola de Ciência. O projeto amplia a atuação do centro na área de educação. O curso de graduação, com três anos de duração em período integral com imersão nas práticas de pesquisa dos diversos laboratórios de referência nacional do CNPEM/MCTI, será gratuito e pelo menos 50% das vagas serão destinadas a estudantes vindos das escolas públicas.

Em suas redes sociais Gil Diniz parabenizou o Governo Federal: "Ciência, Tecnologia e Inovação! Marca registrada do Governo do Presidente Jair Bolsonaro! Parabéns ao Ministro Marcos Pontes e toda equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação!"


alesp