Assembleia Legislativa de São Paulo promulga lei que permite igrejas e templos abertos em pandemias e catástrofes naturais
03/11/2021 11:38 | Agora é lei | Da redação - foto: José Antonio Teixeira











A Assembleia Legislativa de São Paulo promulgou e publicou no Diário Oficial do último sábado (30/10), a Lei 17.434, que reconhece a atividade religiosa como essencial para a população do Estado em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas, epidemias, pandemias e catástrofes naturais.
A promulgação foi feita pelo deputado Wellington Moura, 1° vice-presidente no exercício da Presidência da Alesp. Ele assumiu a função na noite de terça-feira (26/10) em razão da posse do presidente Carlão Pignatari como governador em exercício. Ambos ficaram no cargo até esta terça-feira (2/11).
Pela lei, o Estado reconhece as atividades religiosas nos templos e fora deles como atividade essencial a ser mantida em crises. A legislação diz ainda que devem ser observadas as recomendações do Ministério da Saúde. Na pandemia da Covid-19, o uso de máscara e não gerar aglomerações foram algumas das orientações para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Na cerimônia de promulgação, Wellington Moura afirmou que a lei é uma vitória de todos os 94 deputados. "As igrejas resgatam vidas. O trabalho que o Estado não consegue fazer, as igrejas fazem. Elas dão assistência às pessoas", disse. "Para a gente é gratificante", completou o 1° vice-presidente.
Proposta
A lei tem sua origem no Projeto de Lei 299/2020, de autoria dos deputados Gil Diniz (sem partido) e Gilmaci Santos (Republicanos). O projeto foi aprovado em dezembro do ano passado e recebeu veto total do governador, mas foi derrubado pelos parlamentares na terça-feira, durante sessão extraordinária.
O deputado Gilmaci Santos lembrou sobre o início da pandemia da Covid-19. "No início da pandemia, no ano passado, assim que veio essa coisa das igrejas terem que fechar, nós, Frente Parlamentar Evangélica, logo na primeira semana, estivemos no Palácio dos Bandeirantes brigando para que não fechasse, tivemos respostas negativas e continuamos lutando". "Os templos têm apresentado, mesmo antes da pandemia, já apresentava, já era serviço essencial e social também, e na pandemia muito mais", disse.
"Nós só chegamos até aqui por conta da união dos cristãos deste Parlamento, pela coragem do deputado Wellington Moura, que logo ao assumir a Presidência dos trabalhos já pautou a derrubada desse veto", afirmou o deputado Gil Diniz.
Repercussão
O deputado Altair Moraes (Republicanos) falou da união dos parlamentares sobre a medida. "Derrubar o veto de um governador não é fácil, mas foi a união que fez isso. Aqui não teve separação entre católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas. Aqui teve o consenso que a espiritualidade está acima", disse.
"É uma importante conquista, porque se em época de pandemia o hospital é fundamental, porque é ali que nós tratamos a vida, a igreja é fundamental, porque é onde a alma é tratada", disse o deputado Carlos Cezar (PSB). "A igreja foi, em alguns momentos, impedida de agir nesta pandemia, mas se tornou o remédio eficaz e essencial durante esse período contra essa pandemia", declarou o deputado Tenente Nascimento (PP).
Já o deputado Reinaldo Alguz (PV) disse da conquista popular. "É uma conquista do povo que se uniu aos seus representantes para reconhecer a necessidade de unir fé e razão, isso transforma a vida das pessoas. Diante de uma pandemia, o que as pessoas precisam é da esperança para que possam suportar", afirmou. "Foi uma vitória esplêndida dentro desta casa", disse a deputada Edna Macedo (Republicanos).
O bispo Eduardo Bravo participou da cerimônia e falou sobre o tema. "As igrejas têm uma importância muito grande, além da sua importância espiritual, têm o trabalho social, o trabalho motivacional, o trabalho emocional, psicológico. A igreja, durante toda a história, sempre estava aberta para atender as pessoas, principalmente nos momentos de crise, nos momentos de guerra, nos momentos de pandemia, então é justo que as igrejas estejam abertas e possam ajudar a população", disse.
Notícias relacionadas
- Executivo sanciona lei criada na Alesp que obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica
- Executivo sanciona lei que proíbe utilização de fogos de artifício com estampido em São Paulo
- Lei que permite cliente rescindir contrato de serviços de telefonia sem precisar pagar multa é sancionada
- Aprovada na Assembleia, lei com as diretrizes orçamentárias para 2022 é sancionada pelo Executivo
- Com aval da Alesp, Estado de São Paulo ganhará distritos turísticos
- Novas regras para fiscalização e inspeção de produtos de origem animal entram em vigor em 120 dias
- Após aprovação de deputados e deputadas, governo sanciona programa Bolsa do Povo
- Com emenda aprovada por deputados, lei que regulamenta conselho do Fundeb é sancionada
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações