Apoio à emenda para a nomeação de aprovados em concurso do TJ-SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
04/11/2021 11:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Enio Tatto (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fábio Vinicius Amorim, Guilherme Ciuti e Lucas de Almeida Silva, da Comissão dos Aprovados do Concurso de Escreventes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), estiveram nesta quarta-feira (03/11) no gabinete do deputado Enio Tatto em busca de apoio à emenda parlamentar de suplementação de recursos para a nomeação dos escreventes aprovados no concurso de 2018.

Conforme informaram os escreventes, o TJ-SP tem 6.074 cargos vagos em seu quadro de servidores efetivos em decorrência de aposentadorias, falecimentos, exoneração e demissão. Por isso, acrescentaram, a taxa de congestionamento (processos que ficam parados sem solução) é muito alta, principalmente no interior, onde atinge a marca de 90%, violando a cláusula de barreira de 56% estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"Isto acarreta na morosidade da efetivação dos direitos do cidadão, na vida prática dos servidores devido ao acúmulo de trabalho e no atraso da movimentação dos processos judiciais, conforme relataram", diz Enio Tatto.

Fábio, Guilherme e Lucas destacaram ainda que nas comarcas do interior, por não terem o nível de informação e acesso tecnológico das comarcas e varas da capital, a situação é mais dramática.

Por fim ressaltaram que a situação se agravará com a retomada das atividades presenciais com minimização da pandemia do coronavírus, pois haverá mais processos em andamento nos cartórios que hoje se encontram praticamente vazios.


alesp