Secretário de Estado da Saúde apresenta contas à Assembleia Legislativa de São Paulo

Durante o encontro, Jean Gorinchteyn falou sobre a cobertura vacinal contra à Covid-19
09/11/2021 19:38 | Saúde | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Saúde em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277854.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patricia Bezerra preside a comissão em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277855.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jeancarlo Gorinchteyn<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277899.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Adriano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277856.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277860.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg277864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (9/11), o secretário de Estado da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, que fez sua prestação de contas à frente da pasta para o colegiado. Durante o encontro, Gorinchteyn e o subsecretário Eduardo Adriano apresentaram ao grupo as ações da secretaria, em destaque ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 e aos hospitais filantrópicos, como as Santas Casas.

Para o enfrentamento ao coronavírus, o secretário exaltou a postura do Estado na campanha de vacinação, com altos índices de cobertura vacinal, que atrelada à reabertura gradual dos setores e ao uso de máscara e equipamentos de proteção, propiciou a queda de casos da doença.

"Os números da pandemia, que teve seu último pico em março e junho, vêm apresentando uma consistente queda, que fortalece a estratégia do Estado de uma retomada responsável das atividades econômicas e da vida.[...] Da população geral já temos o número espetacular de 70% de toda a população com esquema vacinal completo, isso é sinal de como houve engajamento da população pela vacinação, resultado extraordinário da campanha de vacinação no Estado", disse.

Ainda na questão de vacinação, o secretário destacou a necessidade de levar o êxito na imunização contra a Covid-19 para outras doenças, que já haviam sido erradicadas, mas em virtude dos baixos índices de cobertura vacinal tem retornado, como no caso do sarampo.

"O ideal é que nossa população tivesse 90% de proteção contra o sarampo, mas nos últimos anos tivemos muitas dificuldades. O sarampo já esteve erradicado pela vacinação, mas a medida que a vacinação não chega ao percentual de 90% e a chance de termos a vinda de pessoas de outros países que não tenham a mesmo comprometimento vacinal, acabaram sendo o nosso problema para os dois últimos anos. Em 2021 tivemos uma redução de casos suspeitos, diretamente ligado ao uso de máscara, lembrando que a transmissão da doença é por via respiratória", destacou.

Referente aos hospitais filantrópicos, o secretário destacou o encaminhamento de recursos através dos programas Pró-Santa Casa, e Santas Casas SUStentável, que chegam à R$ 225 milhões no quadrimestre (maio a agosto).

Regiões Metropolitanas

Durante a prestação de contas, o deputado Edmir Chedid (DEM) questionou sobre a construção de um hospital regional no próximo ano, conforme previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em sua resposta, o secretário destacou a importância da criação das Regiões Metropolitanas para melhor atendimento da população nas regiões.

"As Regiões Metropolitanas vêm trazer uma independência em diversas áreas para que as localidades possam prosperar e atender seus pacientes de uma forma muito digna. Não é justo que os pacientes tenham que pegar a ambulância e se deslocar muito para fazer uma hemodiálise, radioterapia, imagine o imenso sofrimento dessas famílias. É claro que a resposta para hospitais regionais não é algo rápido, estamos saindo de uma pandemia de uma forma assustadora, e nesse momento o foco do governo é dar a possibilidade de acolher as cirurgias que estão represadas", falou Gorinchteyn.

No mais, as cirurgias represadas também foram assuntos. "Todas aquelas pessoas que pedimos para ficar em casa, elas ficaram e pioraram sua condição clínica, em resposta a isso que o Estado criou os mutirões e os corujões da saúde. A oncologia tem 335 mil exames represados, tomografias, ressonâncias, entre outros que foram deixados de lado para um atendimento da Covid-19", disse o secretário.

alesp