Reunião da frente parlamentar discute ações para melhorar a vida dos ciclistas no Estado de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
26/11/2021 14:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos em reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidido pelo deputado Sebastião Santos (Republicanos), a reunião da Frente Parlamentar de Mobilidade Ciclo viária foi realizada na terça-feira, dia 23 de novembro, na Assembleia Legislativa, onde foram debatidos melhorias e investimentos nas áreas de segurança e infraestrutura, para incentivar o uso de bicicletas em o território do Estado de São Paulo.

Um dos principais pontos discutidos foi o Decreto 63.881/18, que regulamenta a Lei 10.095/98, responsável pelo Plano Ciclo viário do Estado de São Paulo, que no trecho do projeto, segundo o Artigo 16 - caberá a um órgão colegiado, com representações do Poder Público, da sociedade civil e da comunidade de ciclistas o acompanhamento e execução do Plano Ciclo viário ora instituído.

"Precisamos debater ações e colocar em prática a lei que foi sancionada, se for preciso, iremos reunir as categorias e debater projetos e pressionar o governo para que essas demandas sejam atendidas. Estarei pontuando juntamente com a frente parlamentar o que será necessário as mudanças e cobrar o poder público pelos incentivos, melhorias e investimentos", ressaltou Sebastião Santos, durante a fala da reunião.

Ainda de acordo com o deputado Sebastião, o decreto não está cumprindo o proposto quando de fato não executa ações em prol do ciclismo, como por exemplo os projetos de duplicação de rodovias. "O decreto é falho. É hora de sentarmos, realizarmos um debate, levarmos ao governo e procurarmos soluções, já que está previsto em lei", disse.

Durante o encontro, representantes da categoria do poder privado e público, sugeriram melhorias para as estradas, ciclo turismo, implantação de mais ciclovias e a segurança de ciclistas que circulam em vias com estrutura inadequada e grande circulação de veículos pesados. Também foi colocada em pauta uma proposta para implantação de ciclovias ou ciclo faixas em rodovias estaduais pavimentadas.

Estiveram presentes na reunião o Dr. Aloiso, representando a deputada Edna Macedo (Republicanos), a jornalista e ativista Renata Falzoni, o editor executivo da Fundação Cásper Líbero, Erick Castelhero, representante da Federação Paulista de Ciclismo, Alessandra Facex e o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira.

Dados sobre o ciclismo

De acordo com uma pesquisa da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no primeiro semestre de 2021 o país registrou o crescimento de 34,17% na venda de bicicletas, em comparação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa ainda aponta que em julho do ano passado foi registrado o pico do aumento de vendas, que cresceram 118% comparado a 2019.

Texto: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa - Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)


alesp