Evento na Alesp explica conceito de diabetes regulada e propõe mudanças na rotina

Solicitada pelo deputado Márcio da Farmácia, reunião buscou ajudar a população paulista
29/11/2021 11:34 | Evento | Daniele Oliveira - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Diabete regulada - A reversão em suas mãos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279035.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Ferrari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279036.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diabete regulada - A reversão em suas mãos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diabete regulada - A reversão em suas mãos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diabete regulada - A reversão em suas mãos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diabete regulada - A reversão em suas mãos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg279043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A diabetes regulada foi tema discutido na sexta-feira (26/11) na Assembleia Legislativa do Estado de Paulo, em evento organizado pelo deputado Márcio da Farmácia (Podemos). Integrantes do Instituto Social Geraldo Rodrigues Pêgo (GERP) conduziram a palestra em conjunto com especialistas para desenvolver o conceito com os presentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A presidente e fundadora do Instituto Gerp, Fátima Pêgo, afirmou durante o encontro que é uma das pessoas que, com a ajuda do grupo, conseguiu controlar a doença no corpo.

"A primeira coisa que mudou foi a perda de peso por causa da reeducação alimentar, além dos exercícios e a suplementação alimentar. Com isso, a minha glicemia reduziu e eu não tenho mais diabetes. O grupo mostra o caminho, ensina e apoia", disse.

Já o diretor de Saúde do Instituto Gerp e fundador do grupo Diabete Regulada, Flávio Jorge, reforça a relevância de hábitos equilibrados para o combate à doença.

"Existem três pilares fundamentais: alimentação saudável, nutrição e suplementação alimentar, pois é importante que o paciente conheça a patologia da doença para enfrentá-la de maneira adequada", disse.

O presidente da Associação Brasileira de Terapia Intensiva, Douglas Ferrari, explicou sobre o conceito de emergência diabética, também conhecida como descompensação diabética.

"O objetivo da palestra é educar o paciente sobre o limite da doença. O foco é levar uma percepção de quando está se descompensado de forma grave e estar atento para as medidas iniciais na residência".

alesp