Alesp realiza terceira premiação aos profissionais da prevenção ao uso de drogas no Estado
13/12/2021 16:09 | Premiação | Daniele Oliveira - Foto: Marco A. Cardelino







Na última sexta-feira (10/12), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou a 3a premiação aos profissionais da prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no Estado. Apoiado pelo deputado Delegado Olim (PP), o evento teve como objetivo reconhecer as ações prevencionistas dos homenageados.
A Liga da Prevenção é um movimento livre, fundado em 2014, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso de drogas e promover a prevenção com informações. As edições anteriores da premiação ocorreram em 2015 e, posteriormente, em 2017, ambas na Assembleia Legislativa.
O deputado Delegado Olim deu início ao evento parabenizando os profissionais pela atuação. "Eu já trabalhei no Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) e sei o que as famílias passam, desde os mais humildes aos mais ricos. Mas todos podem sempre contar com vocês, pois vocês ajudam de graça, deixam seus familiares e entes queridos para ajudar pessoas que, às vezes, nem conhecem. O prêmio é pouco para tanto que vocês merecem", disse.
O deputado, que é líder da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp, afirmou ainda que seu mandato vai continuar atuando para ajudar todos os que sofrem com problemas causados pelas drogas.
Ao todo, 120 personalidades foram homenageadas durante o encontro, no qual diversos representantes e profissionais que lidam direta e indiretamente no combate a narcóticos e estimulantes deram depoimentos.
Segundo o secretário nacional de cuidados e prevenção ao uso de drogas (Senaprev), Quirino Cordeiro Jr, as estatísticas são alarmantes. "De acordo com o relatório do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cocaína e o primeiro de consumo de crack do mundo, sendo o responsável pelo consumo de cerca de 20%", disse.
De acordo com o representante, o aumento dos casos de suicídio, do afastamento dos locais de trabalho e do crescimento da população em situação de rua também podem estar atrelados ao uso demasiado das drogas.
O acolhimento e tratamento de pessoas com dependência química foi outro ponto abordado por Quirino. Para ele, é necessário buscar uma rede assistencial. "Nós temos buscado aumentar a oferta de leitos de internação em hospitais gerais psiquiátricos, pois é muito importante para as pessoas que apresentam quadros clínicos graves", disse.
A coordenadora do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Capitã Ligia Alves dos Santos Silva, também argumentou sobre a relevância de acolher as pessoas com dependência. "Prevenir é isso: cuidado, amor e respeito. A gente dá essa força para termos um país melhor", afirmou.
Serviço
Ligue 132 para informações sobre os riscos do uso indevido de drogas e orientações sobre onde buscar atendimento ¬- é um serviço gratuito de prevenção à vida.
Notícias relacionadas
- Alesp sedia Prêmio Comunicação e Destaque 2025
- Alesp sedia evento em reconhecimento a lideranças sociais e empresariais paulistas
- 6ª edição do Prêmio Alasé celebra a liberdade e diversidade religiosa
- Alesp recebe cerimônima de prêmiação do 1º Prêmio Fotográfico do Censo Demográfico
- Na Alesp, participantes de concurso de desenho sobre Brasil e China são premiados
- Alesp homenageia grupos e artistas da cultura caipira com Prêmio Inezita Barroso
- Prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos é entregue na Alesp
- Alesp realiza a terceira edição do Prêmio Inezita Barroso
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações