Deputado, em parceria com as Associações Comerciais, quer levar mais segurança para o comércio por meio de Sistema Federal de Inteligência

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
10/12/2021 13:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Danilo Balas

Compartilhar:

Danilo Balas e participantes da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280170.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na segunda-feira (6/12), o deputado Danilo Balas participou de reunião com o Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que também foi recém-eleito Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Dr. Alfredo Cotait Neto, para apresentar o Sistema Federal de Inteligência CÓRTEX do Ministério da Justiça.

Participaram também da reunião: o Presidente da Associação Comercial de Guarulhos (ACE), Silvio Alves; o Vice-Presidente Jurídico e Coordenador do Núcleo de Gestão Institucional (NGI) da ACE-Guarulhos, Alonso Alvares; o Assessor da Presidência e NGI, Luiz Cláudio; o Vice-Presidente da Associação Comercial Paulista (ACSP), Roberto Mateus Ordine; e o Assessor Político e Econômico da Presidência da ACSP, Marcel Domingos Solimeo.

Durante o encontro, Balas destacou a crescente adesão das Forças de Segurança estaduais e municipais ao Sistema de Inteligência do Governo Federal e que acredita que a integração com as Associações Comerciais pode impulsionar ações de combate ao crime organizado, com resultados positivos em relação à diminuição dos índices criminais.

"A minha intenção ao me reunir com o Presidente Dr. Alfredo Cotait, foi apresentar um Sistema de Inteligência que integra bases de dados de veículos e pessoas. As Associações Comerciais, no Estado de São Paulo e em todo o país, via Confederação, podem ser nossas parceiras por meio de acordos de cooperação técnica visando a melhoria na segurança de todo o comércio de uma cidade", disse o parlamentar.

Alguns municípios já aderiram ao CÓRTEX e estão tendo importantes resultados, entre elas, a cidade de Sorocaba/SP, que aderiu ao Sistema no dia 16 de novembro e, na mesma semana, prendeu 2 indivíduos com 1 veículo furtado. O município de São José dos Campos/SP, na região do Vale do Paraíba, aderiu ao Sistema e, também, prendeu 2 indivíduos procurados pela Justiça na mesma semana. A Guarda Portuária de Santos/SP foi outra instituição que já aderiu ao Sistema Federal de Inteligência do MJSP e vem obtendo bons resultados.

"Trabalho na área da Segurança Pública há 27 anos e tenho orgulho de poder ajudar o Estado de São Paulo na questão da Segurança. O Governo Federal, nosso Presidente Jair Bolsonaro, tem levado aos municípios o que tem de melhor nos Ministérios. Neste caso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Ministro Anderson Torres e toda a equipe, está levando aos municípios paulistas uma poderosa ferramenta de combate ao crime organizado, que é o Sistema CÓRTEX. Tenho certeza de que esse Sistema ajudará nosso Estado e nosso país a serem mais seguros", afirmou o Deputado Estadual Danilo Balas.


alesp