Estudo aponta viabilidade para instalação de painéis solares no Palácio 9 de Julho, sede da Alesp

Iniciativa faz parte do programa Alesp Preserva, lançado em 2021 pela Mesa Diretora do Parlamento paulista
03/02/2022 16:03 | Alesp Preserva | Matheus Batista

Compartilhar:

Palácio 9 de Julho (Foto: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg281419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, está apto a receber os painéis de energia solar previstos no programa Alesp Preserva, de preservação ambiental e redução dos custos com energia elétrica e consumo de água.

Em entrevista ao Alesp Notícias 1ª edição nesta quinta-feira (3), o gestor do Departamento de Infraestrutura da Alesp, Tiago Borges, afirmou que o prédio está apto para receber os painéis solares. "Temos uma laje de 8.000m² e temos uma área livre para implantação de 3.000m²", disse.

Uma empresa especializada foi contratada para fazer o estudo de viabilidade. A finalização do levantamento deve ser concluída e entregue ainda em fevereiro. A expectativa é que as obras de instalação dos painéis fotovoltaicos tenham início dentro de quatro meses.

O Palácio 9 de Julho ocupa uma área de 36 mil metros quadrados divididos em sete pavimentos. Com a instalação dos painéis solares, a Assembleia planeja uma economia de R$ 30 mil por mês em energia elétrica.

Para Tiago Borges, uma economia que pode ser retornada para a população. "Recebemos o dinheiro que vem do governo do Estado para custear a Assembleia, e esse dinheiro deixará de ser utilizado para energia elétrica. Gerando essa economia, com certeza será utilizado para outros fins", disse.

De acordo com o gestor de Infraestrutura, o sistema de painéis que será instalado na Alesp possui durabilidade de 25 anos. "O Departamento de Infraestrutura, como tem muita responsabilidade quanto a isso, vai propor um Plano Diretor de cuidado com a Assembleia como um todo, para que seja seguido e tenha uma continuidade".

Alesp Preserva

A iniciativa faz parte do Alesp Preserva, programa de sustentabilidade lançado em 2021 que prevê ações para neutralizar a emissão de carbono, reduzir o consumo de água e papel, e investir na produção de energia renovável para economia dos recursos públicos da Casa.

Enquanto a implantação dos painéis não começa, o programa Alesp Preserva tem investido na conscientização para o uso eficiente da energia no edifício. "A gente já tem implantado na Casa o uso racional de energia, com a utilização apenas aonde tenha pessoas no ambiente. Coisas simples do dia-a-dia que já ajudam a reduzir o consumo", disse o gestor de Infraestrutura.

alesp