Alesp aperfeiçoa fluxos, e tempo de resposta a pedidos de informação pelo cidadão cai 57%
10/02/2022 17:14 | Legislativo paulista | Leonardo Ferreira - Foto: Larissa Navarro

Após aperfeiçoamento do fluxo de trabalho e da cultura interna, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conseguiu reduzir para mais da metade (57%) o tempo de resposta a pedidos de informação feitos pela população. Sob a gestão da atual Mesa Diretora, que tomou posse em 15 de março de 2021, os prazos médios de resposta nos serviços de Ouvidoria, SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) e Lei de Acesso à Informação caiu de 37 dias para 16, mesmo com aumento na demanda.
Em 2020, o Parlamento paulista recebeu 428 solicitações de informações. Já em 2021, esse número saltou para 669. Os canais de acesso à informação, disponibilizados pela Alesp, permitem à população o exercício da cidadania, com participação na administração pública.
Em entrevista ao Jornal da Rede Alesp, a assessora técnica da Assembleia Luciana Lao, falou sobre as principais medidas tomadas para a redução nos prazos de resposta pelo Parlamento.
"[Auxiliaram na diminuição do tempo de resposta] a pronta classificação e distribuição das demandas aos grupos respondedores específicos, disponibilização de treinamento, sensibilização das áreas administrativas a respeito da importância do atendimento da solicitação feita pelo cidadão e da observação dos prazos previstos em regulamento, monitoramento das demandas em aberto, com notificações periódicas pelo sistema", disse.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, celebrou a queda no tempo de resposta à população e destacou o trabalho dos servidores e a aproximação da Alesp com o povo.
"Desde quando assumimos a gestão do Parlamento, uma das nossas prioridades foi aproximar e melhorar a Casa para atender às necessidades do povo, e um dos pontos principais pra isso acontecer é ouvir a população. Reduzimos o tempo de espera das pessoas para obterem informações através de medidas internas, sem aumentar os gastos com dinheiro público. Colocando em prática uma gestão econômica, eficiente e responsável", afirmou Carlão Pignatari.
Serviços
A Ouvidoria foi criada em 2015 para o recebimento de reclamações, dúvidas, sugestões e manifestações relativas à Alesp. Ao receber a demanda, o setor encaminha para a unidade responsável por dar uma resposta ao solicitante e, sempre que possível, buscará uma solução breve para o problema.
Já o Serviço de Informação da Alesp foi criado por Ato da Mesa para atender e orientar o público quanto ao acesso à informação. Ele está em funcionamento oficialmente na Assembleia desde junho de 2020. Por ele, a SGA (Secretaria Geral de Administração) faz a distribuição interna das demandas aos setores administrativos da Alesp para posicionamento e encaminhamento ao público.
Além disso, existe a Lei Federal 12.257/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamenta o direito constitucional de acesso do cidadão às informações públicas.
Como solicitar informações
Para fazer uma solicitação de informação ao Parlamento, basta acessar o portal da Alesp, na aba "Transparência", no menu que fica na parte superior da página, e então clicar "e-SIC/Fale Conosco" que uma nova página irá se abrir com várias opções, inclusive a de criar uma nova solicitação ou acompanhar uma solicitação existente.
Além disso, é possível consultar as informações a respeito do serviço de informações ao cidadão clicando no link: https://www.al.sp.gov.br/alesp/lai/ e escolhendo o período no qual deseja consultar os dados e gerando relatório.
Notícias relacionadas
- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo adota copos reutilizáveis
- 'Faremos uma gestão eficiente e responsável, voltada aos interesses da população', diz presidente da Alesp, na abertura do ano legislativo
- Assembleia Legislativa de São Paulo realiza sessão inaugural de 2022 nesta terça-feira, 1º de fevereiro
- AO VIVO: Alesp lança programa para neutralizar emissão de carbono e investir em energia solar
- Alesp repudia ataques racistas direcionados a vereadora de Campinas
- Alesp aprova novos horários para sessões ordinárias e extraordinárias
- Alesp libera visita ao Palácio 9 de Julho com o avanço da vacinação e diminuição no número de óbitos
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações