Deputado comemora abertura do chamamento público para contratação de organização social que atuará na gestão do HC de Bauru

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/02/2022 16:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg282021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A ativação do HC (Hospital das Clínicas) do Centrinho, de Bauru, para atendimento de referência regional em média e alta complexidade, com mais de 260 leitos, está cada vez mais próxima! No dia 27 de janeiro, atendendo a um pedido do Deputado Estadual Dirceu Dalben, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a abertura do chamamento público para contratação da OSS (Organização Social de Saúde) que atuará na gestão da unidade hospitalar.

"Agradecemos a Deus, em primeiro lugar, e ao Governo do Estado pela sensibilidade em reativar completamente o atendimento do HC. Em 2020, estivemos empenhamos para abrir leitos de atendimento à pacientes com covid-19 no local (que hoje oferece 40 leitos para este atendimento) e agora, após muita dedicação, temos a alegria de ver mais uma das nossas demandas avançando!", destacou Dalben.

Por meio de reuniões com os responsáveis e ofícios, o deputado encampou a luta para que o hospital voltasse a atender a população. Em 2021, Dalben reforçou a importância da iniciativa em duas audiências públicas realizadas na cidade.

"Fico muito feliz em ver nosso trabalho gerando frutos para a população. Saúde é prioridade e a reativação do HC foi a principal demanda da audiência pública que tive a honra de presidir em Bauru, em setembro, para tratar do Orçamento 2022 do estado. Contem sempre com nossa dedicação", reforçou o parlamentar.

Segundo o Governo Estadual, o HC terá atividades ainda no primeiro semestre deste ano. A estrutura completa prevê 265 leitos na ativação plena, somando os atuais 91 a 174 novos, sendo 36 leitos de UTI (26 adultos e 10 pediátricos). O HC será referência para uma população superior a 1,7 milhão de habitantes dos 68 municípios que integram o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Bauru.

"A reativação do Hospital das Clínicas vem sendo solicitada há anos pela população. Esses novos leitos e vagas vão contribuir sobremaneira para reduzir a chamada ?fila CROSS? - Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde", destacou o deputado.

O perfil assistencial prevê atendimentos de hemodiálise, unidades de internação com leitos clínicos e de terapia intensiva, centro cirúrgico, além de salas de recuperação pós-anestésica e de Hospital Dia. Haverá atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades médicas e não médicas, além de sessões terapêuticas multidisciplinares, exames e cirurgias.

O HC de Bauru atuará, ainda, nas áreas de ensino, pesquisa e inovação científica e tecnológica na área da saúde, vinculado ao Curso de Medicina em Bauru da USP.



Canal Direto - SP+Perto

Nesta quinta-feira, o Governo do Estado também inaugurou a primeira unidade do programa "Canal Direto - SP + Perto". O local reúne serviços de 13 secretarias e órgãos do Estado para facilitar e agilizar os atendimentos à população, aos gestores públicos e empreendedores dos 39 municípios que compõem a região administrativa de Bauru. A unidade está instalada na antiga estrutura do Departamento de Estradas de Rodagem, na Avenida Cruzeiro do Sul. Serão 240 funcionários trabalhando no local.

Infraestrutura urbana

E as melhorias para a região de Bauru não param por aí! O Governo do Estado autorizou investimentos na ordem de R$ 42,5 milhões para obras de infraestrutura urbana nos municípios de Agudos, Arealva, Bariri, Bocaina, Boracéia, Cabrália Paulista, Dois Córregos, Duartina, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Iacanga, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis e Sabino.

Entre as obras previstas estão à construção de Casa da Juventude, Casa da Mulher, Unidades de Saúde e Centros de Convivência, pavimentação de vias de terra (por meio do programa Nossa Rua), e melhorias na iluminação pública, por meio do Programa Cidades Inteligentes.



Educação

Foi autorizado um investimento de R$ 6,9 milhões para a adequação da rede elétrica de 17 escolas estaduais que serão climatizadas e ampliação de 9 creches, em 12 municípios da Diretoria de Ensino Bauru, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Os municípios beneficiados são: Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Pirajuí, Piratininga, Reginópolis e Ubirajara.

alesp