Governo regulamenta lei criada pela Alesp para agroecologia e produção orgânica de alimentos no Estado de São Paulo
16/02/2022 13:02 | Regulamentação | Da Redação - Foto: Secretaria de Estado da Agricultura





O governo do Estado de São Paulo regulamentou a Lei 16.684/2018, aprovada pelos parlamentares da Assembleia Legislativa paulista, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo). O decreto foi publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial e cria a Câmara Setorial de Agricultura Ecológica e o Comitê Gestor do Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica. As duas instâncias ficarão responsáveis por criar políticas na área que, se aprovadas, serão implementadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.
A Câmara Setorial tem por atribuições promover a participação da sociedade civil na Peapo, seja na elaboração ou acompanhamento; aprovar as propostas do Comitê Gestor; propor diretrizes, objetivos, instrumentos e prioridades; promover o diálogo com todos sobre agroecologia e produção orgânica de alimentos; e indicar representantes da sociedade civil para o Comitê Gestor, que será presidido e coordenado por representante da secretaria estadual indicado pelo secretário. Para qualquer cargo, não haverá remuneração ou benefícios pelo trabalho desempenhado.
Para marcar o início dos trabalhos, nesta terça foram entregues 11 certificados para produtores orgânicos. Secretários de Estado participaram da cerimônia, que contou com a presença da apresentadora e chef de cozinha natural Bela Gil. O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, informou que, na próxima semana, o governador João Doria irá assinar o decreto de regulamentação da Lei 17.453/2021, também aprovada na Alesp, que desburocratiza e incentiva produtos artesanais de origem animal no Estado, como os queijos.
A Lei 16.684/2018 surgiu do Projeto de Lei 236/2017, de autoria dos ex-deputados Ana do Carmo e Aldo Demarchi, e fala sobre as características da agroecologia e produção orgânica de alimentos. Os objetivos da Peapo promover a soberania e segurança alimentar e nutricional; preservação e conservação da natureza e ecossistemas; gerar circuitos de produção, distribuição e comercialização desses produtos; fortalecimento das famílias e atividades rurais; estímulo ao consumo consciente, entre outros. A Peapo prevê a articulação de todos os entes federativos e governamentais no desenvolvimento de programas, projetos e ações no setor, inclusive com apoio financeiro.
Segundo o secretário, as demandas em relação aos produtos artesanais, agroecológicos e orgânicos eram muitas e foram atendidas após ouvir todo o setor produtivo. "Estamos dando um avanço importante para dois setores que estavam adormecidos na questão das políticas públicas, mas muito ativos em suas atividades. Temos que fazer a nossa parte para que vocês avancem, por isso estamos aqui hoje, integrando os times e pensando em como avançar juntos", disse Itamar Borges.
"Minha luta em relação a produção e a democratização dos alimentos saudáveis, agroecológicos e orgânicos é porque a gente sabe que alimentação é um direito e o poder público tem papel fundamental para que a gente avance e faça com que essa alimentação chegue a mais pessoas", afirmou Bela Gil, no evento. Uma pequena exposição foi montada no local com produtos orgânicos como mel, café, frutas e pães.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações