Pauta indígena está presente em leis e projetos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
19/04/2022 12:39 | Dia do índio | Marcos Ramos

O Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas é celebrado nos países americanos em 19 de abril desde 1940, quando foi instituído o primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
No Brasil, o dia foi criado com autorização do então presidente Getúlio Vargas, em 1943, e assim é comemorado anualmente até os dias atuais. Além disso, a data também celebra a Semana dos Povos Indígenas no Brasil, instaurada com a Lei 8.151/1992.
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, leis e projetos de lei propostos por parlamentares buscam tratar do tema, da preservação cultural e da vida dos povos indígenas.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que, no Estado de São Paulo, há cerca de 41 mil indígenas, distribuídos entre cinco etnias: Guarani Mbya, Tupi Guarani, Kaingang, Krenak e Terena.
Além disso, segundo a Comissão Pró-Índio de São Paulo, apenas 5% da população indígena total do Estado de São Paulo vivem nas terras indígenas, em contraste aos 91% que estão situados na região urbana.
Uma lei aprovada e sancionada no ano passado colocou o mês de agosto como de lembrar a questão indígena no Estado de São Paulo. O Agosto Indígena está na Lei 17.311/2021, da deputada Mônica da Mandata Ativista (PSOL).
"Nosso mandato é composto, também, pelos povos indígenas do Estado de São Paulo, e uma das principais lutas desses povos é reivindicar sua própria identidade. Nós temos a história que se conta sobre eles, e não a história que os indígenas contam deles mesmos. A começar pela data comemorativa, comemorada por eles em 9 de agosto, intitulado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, a fim de fazer justiça à memória dos indígenas e lembrar da sua introdução como sujeito de direitos, pensante, na sociedade brasileira. Foi por isso que criamos o Agosto Indígena", disse.
A parlamentar está entre os que promovem projetos a favor da causa indígena, como o Projeto de Lei 935/2019, que institui o Dia da Mulher Indígena. "Comemorar o dia da mulher não-indígena não é a mesma coisa que reivindicar a identidade das mulheres indígenas. Fazendo jus à identidade, à luta, à memória e à autoconstrução desses povos, a data da mulher indígena é um significado à parte da luta de gênero dentro da etnia indígena no Brasil", disse.
Além disso, a deputada possui propostas de políticas educacionais, culturais, trabalhistas e de saúde voltadas aos indígenas do Estado de São Paulo.
Similarmente, a deputada estadual Isa Penna (PCdoB), através do Projeto de Lei 266/2021, propõe a instituição do Programa Estadual de Aprendizagem Indígena, que tem por objetivo fomentar a formação profissional de indígenas em órgãos e entidades da administração pública estadual.
"Construímos o Projeto de Lei para oferecer mais oportunidades de trabalho a jovens indígenas na iniciativa pública e privada que estejam cursando ensino fundamental ou médio. Com isso, buscamos construir uma sociedade mais inclusiva e diversa. Torço muito para que a Alesp reconheça a importância desse projeto e vote por sua aprovação", disse.
História
A história dos povos indígenas, em sua maior parte apagada pelo genocídio sofrido na época colonial, é ressaltada nos dias que remetem à preservação das etnias existentes.
O deputado estadual Adalberto Freitas (PSDB), de descendência indígena, participa de ações sociais em aldeias com uma equipe de voluntários, a fim de realizar doações.
Em 2019, ao visitar as aldeias Arandu Mirim e Tape Mirim, em Parelheiros (extremo sul de São Paulo), o parlamentar contribuiu com a doação de kits de higiene bucal, brinquedos e calçados.
"Sou descendente indígena e faço essa ação com uma equipe de voluntários há anos. Quando comentei na Alesp sobre isso, vários deputados se interessaram e ajudaram com um kit de natal contendo roupas, brinquedos e calçados. Foi suprapartidário, estou feliz em ver que ajudar o próximo está além dos partidos. Ao todo, foram presenteadas em torno de 70 crianças", afirmou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações