Alesp sedia primeiro congresso brasileiro de direito legislativo
29/08/2022 18:23 | Capacitação | Cléber Gonçalves - Foto: Larissa Navarro e Marco Antonio










A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (29), o 1º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo. O evento é realizado por meio de uma parceria entre o ILP (Instituto do Legislativo Paulista) e o IBDL (Instituto Brasileiro de Direito Legislativo). A programação se estende até esta terça-feira, dia 30 de agosto, com palestras e painéis conduzidos por juristas especialistas de peso no cenário nacional.
De acordo com a presidente do ILP, Karina do Carmo, a promoção do congresso reforça a atuação da instituição. "O ILP não mede esforços para discutir e atualizar os processos legislativos, buscando o seu constante aprimoramento. Esse trabalho crescente só é possível por causa das parcerias com outros órgãos", discursou a representante do instituto, que foi criado em 2001 e atua oferecendo cursos abertos e gratuitos aos cidadãos, aproximando a população do Poder Legislativo.
O presidente do IBDL, Murillo de Aragão, aproveitou o momento para explicar sobre o surgimento da instituição. "O IBDL nasceu um pouco antes da pandemia, voltado a valorizar o processo legislativo, no qual é relevante a atuação do bacharel em direito e do advogado", destacou, acrescentando que as atividades das Casas de Leis só podem ser plenamente funcionais se essa discussão ocorrer de forma mais intensa, com constantes atualizações.
Participaram, ainda, da mesa de abertura o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, e o ex-presidente da República Michel Temer, que ministrou a primeira palestra magna do evento. Representando o governador Rodrigo Garcia, o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Fernando José da Costa, também esteve presente, assim como o representante do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luiz Fernando Bandeira de Mello.
Palestra Magna
Em seu pronunciamento, como responsável pela primeira palestra magna do evento, Temer falou sobre o tema "O advogado e o processo legislativo". O ex-presidente do Brasil explorou a importância do profissional para a democracia. "Só nasce a figura do advogado em um Estado Democrático de Direito, já que a atividade pública é pautada pela ideia de oposição e situação", ressaltou.
Além de fazer um resgate de elementos-chave da Constituição Federal, que, segundo ele, representa a vontade genuína do povo, e mencionar fundamentos sobre os quais foram desenvolvidos os trabalhos das Casas de Lei, o palestrante também enalteceu a realização do evento e disse que a aprendizagem sobre o processo legislativo precisa ocorrer mais cedo, sugerindo o tema para o currículo escolar.
Atividades do Dia
Além da abertura e da palestra magna, o dia de evento contou com dois painéis temáticos. O primeiro, intitulado "Desafios do Processo Legislativo Contemporâneo", foi moderado por Celso Vilardi, com debates de Sergio Victor, Gustavo Saboia, Luiz Fernando Mello e Sergio Renault.
O segundo, sobre "Defesa de Interesse no Poder Legislativo", teve como moderadora a ex-ministra Luciana Lóssio, sendo debatido por Marcelo Bechara, José Eduardo Cardozo, Marco Antonio Beneton e a ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri.
Participações
O congresso, que ocorre tanto presencialmente quanto de forma on-line, está contando com a participação de profissionais e pesquisadores ligados ao tema de diferentes localidades. Um deles é o consultor jurídico Elton de La Torre, do município de Cosmorama, região noroeste do Estado de São Paulo.
"É um tema cuja discussão é nova. Acho importante participar, porque a falta de parâmetros na iniciativa de projetos de lei torna a atuação no jurídico bastante diversificada. Então, a tentativa de juntar pessoas que atuam nesse ramo contribui para o aperfeiçoamento da prática", comentou o participante.
Segundo dia
Nesta terça-feira, a programação do evento começa às 9h30. O dia contará com cinco painéis temáticos: O papel das consultorias jurídicas no Poder Legislativo; Dinâmica do processo decisório no Parlamento; Comissões Parlamentares de Inquérito e o advogado no Estado de Direito; Direitos e prerrogativas dos advogados no Poder Legislativo; e O decoro parlamentar e a imunidade parlamentar: evolução ou involução na jurisprudência.
Além disso, ocorrerá uma palestra magna com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, com o tema "Política,
Justiça e Direito", e uma palestra final com o presidente do IBDL, Murillo de Aragão, sobre "O futuro da advocacia no processo legislativo no Brasil - Visão geral". A programação detalhada pode ser acessada aqui (https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=8606).
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações