Lei que institui o Dia AACD completa 1 ano de aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Lei que homenageia a Associação de Assistência à Criança Deficiente foi aprovada em outubro de 2021
10/10/2022 17:50 | Dia AACD | Matias Patrone - Foto: Acervo AACD

Compartilhar:

Fachada da AACD<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg290699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lei que institui o Dia AACD completa 1 ano de aprovação na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg290700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemora, nesta segunda-feira (10), o aniversário da norma que instituiu em todo o estado, o Dia da Associação de Assistência à Criança Deficiente, popularmente conhecido como o Dia AACD. A Lei nº 17.419/2021 determina que a data comemorativa aconteça anualmente, em 03 de agosto.

O Dia AACD busca homenagear os trabalhos prestados pela instituição no estado paulista e reconhece a influência para a comunidade, devido ao papel desempenhado pelos profissionais da Associação de Assistência à Criança Deficiente.

A norma aprovada pela Alesp tem como objetivo estimular debates sobre a inclusão social de crianças e adolescentes. Além disso, a lei potencializa medidas sobre acessibilidade e políticas assistencialistas para o público infanto-juvenil.

A História da AACD

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo auxiliar pessoas no processo de reintegração física na sociedade.

Os pacientes são beneficiados com consultas médicas, exames de imagem, cirurgias, terapias, e também, a fabricação de produtos ortopédicos sob medida.

A AACD foi fundada em 3 de agosto de 1950, a partir da iniciativa do ortopedista Dr. Renato da Costa Bonfim, que visitou hospitais e centros de reabilitação de mobilidade motora nos Estados Unidos.

Na ocasião, ele conheceu aparelhos e tecnologias avançadas para a época, que auxiliavam no tratamento das pessoas, principalmente, crianças. Na época, o Brasil enfrentava um surto de poliomielite, que deixou sequelas motoras nos mais jovens.

Motivado em trazer a mesma tecnologia para o Brasil, Dr. Bonfim criou um centro de reabilitação em São Paulo, que visava a reinserção social de crianças e adolescentes com deficiência física.

Atualmente, a AACD possui 72 anos de atuação na área e já atendeu mais de 60 mil pessoas, realizou mais de 5 mil cirurgias, produziu e disponibilizou 61 mil produtos ortopédicos. Além disso, a instituição possui 880 mil atendimentos, 3 voluntários e funcionários, 5 oficinas ortopédicas, 9 unidades de reabilitação e 1 hospital.

alesp