Desapropriações para terminal de ônibus Jardim Míriam contrariam Plano Diretor
10/11/2022 14:40 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) abriu as portas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (7), para realizar uma audiência pública cujo tema, em tese, estaria muito mais relacionado à Câmara Municipal de São Paulo. Trata-se da luta contra a desapropriação de casas e comércios no Jardim Vilas Boas, bairro da zona sul de São Paulo pertencente ao distrito de Cidade Ademar.
O local pareceu adequado, entretanto, porque o Palácio 9 de Julho abriga a assessoria parlamentar da Defensoria Pública, órgão que também passou a abarcar a resistência desses moradores.
O decreto do prefeito Ricardo Nunes que declara a área de 126 imóveis como de interesse público (portanto passível de desapropriação) foi publicado no dia 7 de julho. O objetivo seria a construção do terminal de ônibus Jardim Míriam, a ser operado pela SPTrans. Entretanto, para que esse decreto fosse válido, ele deveria ter sido precedido de uma série de formalidades que não aconteceram.
Falta justificativa
Conforme explicou o vereador Celso Giannazi (PSOL), entre os procedimentos faltantes estão as audiências públicas com a sociedade envolvida, o que caracteriza a falta de participação e diálogo com a comunidade. Outra ilegalidade é a ausência dos relatórios de impacto social e ambiental da desapropriação e da futura obra, uma vez que esses documentos são obrigatórios mesmo nesta fase inicial do procedimento de desapropriação.
Por fim, a mudança de localização do terminal em centenas de metros, do Jardim Míriam para o Jardim Vilas Boas, contraria o Plano Diretor atualmente vigente no município, ressaltou o vereador, que é autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 87/2022, uma iniciativa parlamentar que, se aprovada, pode anular o decreto de utilidade pública.
A advogada Beatriz Blanco, representante legal dos parlamentares, informou já ter ingressado com representações junto ao Ministério Público (Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital) e à Defensoria Pública, sendo que esta se prontificou a atender a população afetada por meio de sua unidade regionalizada da Cidade Ademar. Já na representação junto ao Tribunal de Contas do Município, a advogada conseguiu que o órgão estipulasse prazo, até 10/11, para que fossem apresentados os estudos ausentes. "Como fazem uma desapropriação sem justificar a localidade que estão escolhendo? A gente sabe que no plano diretor eles escolheram um lugar, e agora mudaram, sem dar qualquer motivação para isso. Eles têm de mostrar um estudo de impacto social, de impacto da vizinhança, mas até agora não o fizeram", argumentou.
Plano "B"
Além da própria indignação em ver o bem de família correndo o risco de ser desapropriado e do fundado temor de que a eventual indenização será insuficiente para a aquisição de imóvel similar, dezenas de moradores do Jardim Vilas Boas contribuíram com indagações e sugestões interessantes. Entre as sugestões está a de que o local para o terminal poderia ser o que já fora anteriormente escolhido, onde hoje existe o Poupatempo, que poderia permanecer no mesmo endereço, mas passaria a ocupar um andar superior do novo equipamento. Enquanto a obra não estivesse pronta, os escritórios poderiam ser transferidos provisoriamente para um dos vários imóveis públicos que estão vagos na região.
Representando a assessora parlamentar da Defensoria Pública de São Paulo, Maria Emiliana Herrmann reiterou a disponibilidade do órgão em auxiliar cada morador a obter a regularização de seu imóvel. A importância da escritura de propriedade foi destacada pela advogada Beatriz Blanco como uma espécie de plano "B": caso a desapropriação seja inevitável, a documentação atualizada tornaria mais fácil a exigência de indenização pelo justo valor dos imóveis.
Carlos Giannazi terminou a reunião com um tom de otimismo, relembrando vários movimentos que tiveram êxito em impedir ou ao menos reduzir consideravelmente o número de desapropriações. "A gente sabe o sofrimento de vocês, todo dia acordando com essa espada sobre a cabeça: será que eu vou continuar tendo casa, ou não? Mas fiquem firmes e unificados, porque nós vamos reverter essa situação com vocês!", garantiu.
A próxima atividade do grupo de moradores do Jardim Vilas Boas será em 16 de novembro. Com ajuda do vereador Celso Giannazi, eles participarão de audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara com o secretário de Mobilidade e Trânsito, Alexandre Trunkl
Notícias relacionadas
- Deputado vai ao Congresso Nacional para falar com deputados sobre o SUS
- Deputado defende ao governo mais investimentos para Salesópolis
- Lar de idosos em São Caetano do Sul recebe carro com emenda parlamentar indicada por deputado
- Parlamentar libera recursos à prefeitura de Amparo
- Casa Tra Noi recebe recurso proveniente de emenda da deputada Márcia Lia
- Prefeitura de Paulo de Faria recebe emenda de deputada
- Deputada entrega suplementos alimentares aos Voluntários do Câncer de Franca
- Deputado conquista apoio para a 20ª edição do Japan Fest
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações