Palácio 9 de julho comemora 55 anos de existência
24/01/2023 19:55 | Sede da Alesp | Daiana Rodrigues - Fotos: Agência Alesp






Inaugurado no dia do aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1968, o Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo Estadual, comemora 55 anos nesta quarta-feira (25). O prédio que abriga o Parlamento paulista possui este nome em homenagem à data de início do Movimento Constitucionalista de 1932 e da promulgação da Constituição Estadual de 1947.
A construção do edifício durou cinco anos e sua inauguração marcou as comemorações dos 414 anos da capital paulista. A escolha do projeto arquitetônico se deu por meio de um concurso público. O anteprojeto vencedor foi o dos arquitetos Adolpho Rubio Morales e Fábio Kok de Sá Moreira.
A estrutura
O Palácio 9 de Julho possui 36 mil metros quadrados compostos por uma construção retangular de granito cinza e mármore branco. Suas rampas possuem estruturas de vidro e metal.
De acordo com o diretor de Infraestrutura da Alesp, Tiago Borges, a sede do Parlamento paulista possui arquitetura moderna.
Vale ressaltar que antes de situar-se no atual endereço, a sede do Legislativo paulista situou-se em outros três lugares. Primeiro, no Pátio do Colégio (1835 a 1878), posteriormente no Largo São Gonçalo (1879 a 1937), próximo à atual Praça João Mendes, e por último, no Palácio das Indústrias (1947 a 1968), no Parque D. Pedro II.
Segundo Luiz Felipe Foresti, que atua na Divisão Documental da Alesp, a Assembleia foi fechada em 1969, na época da ditadura. Um ano depois ela foi posta em recesso e, em seguida, voltou cerceada, com vários parlamentares cassados.
"Nas eleições de 1974, a Alesp foi a primeira assembleia estadual do país a ter maioria oposicionista, o que a deixou tolhida de iniciativas legislativas, então ela não tem como influir na vida do governo, mas ela pode ser uma ?caixa de ressonância? da população. É aí que ela começa efetivamente a ocupar a assembleia", acrescentou Foresti.
Destaca-se, também, que, ao longo desses últimos anos, o Palácio 9 de Julho passou por duas grandes reformas para se adequar às atuais necessidades. A primeira delas foi a modernização do Plenário Juscelino Kubitschek, ocorrida em 2000. Já a segunda, realizada em 2009, foi a construção do prédio anexo, que ganhou novos gabinetes parlamentares.
Atualmente, o prédio está mais moderno e tecnológico. Inclusive, o edifício possui um projeto para a geração de energia solar e a instalação de painéis fotovoltaicos. Além disso, existe a preocupação em reduzir o consumo diário de plástico e papel.
Curiosidades sobre o Palácio 9 de Julho
Confira abaixo alguns fatos curiosos sobre o Palácio 9 de Julho:
1- Espelho D`Àgua
Nos primeiros anos após a inauguração do Palácio 9 de Julho, havia um espelho d`água que cercava o prédio.
Hoje, no lugar dele, situa-se um belo jardim. A iniciativa de transformar o espelho d?água do Palácio 9 de Julho em um jardim contribuiu para diminuir a poluição atmosférica em São Paulo.
2- Patrimônio Cultural
Outra curiosidade sobre o Palácio 9 de Julho é que, em 19 de setembro de 2001, ele se tornou patrimônio cultural. Isso significa que o prédio da Alesp e seus monumentos devem ser valorizados e preservados, devido à sua importância histórica e cultural para a sociedade brasileira
3- Painel "São Paulo"
O Hall Monumental abriga, desde 2005, o painel "São Paulo", do artista plástico Rodrigues Coelho. A obra, com 14 metros de comprimento por 4 metros de altura, retrata momentos importantes da história de São Paulo e foi doada ao Legislativo em comemoração aos 170 anos do Poder.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações