Sancionada a lei do Janeiro Branco

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
27/02/2023 14:14 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler é o autor da proposta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A lei estadual 17.625, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (PL), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na quarta-feira (8). A norma é fruto do projeto de lei 85/2020, aprovado no fim do ano passado, e institui a campanha Janeiro Branco, voltada à promoção da Saúde Mental.

O Janeiro Branco tem como finalidade alertar para o aumento do número de pessoas com algum tipo de transtorno psíquico e buscar maneiras de melhorar a condição dessas pessoas. O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população). Além disso, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão.

"Os transtornos psíquicos são reiteradamente apontados pelos especialistas como as doenças do século XXI. E sabemos que são males que se refletem no corpo, muitas vezes ocasionando outras doenças enfermidades. Falar sobre essas dificuldades que podem acometer qualquer pessoa e sobre as maneiras de evitá-las e de tratá-las é algo da maior importância. E esse é o espírito dessa lei", diz o deputado estadual Roberto Engler.

Ainda segundo a OMS, uma em cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Mesmo assim, os investimentos dos governos no tratamento nem sempre correspondem à alta e crescente demanda.


alesp