Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promove seu primeiro curso de 2023

O tema abordado foi "A História da Arte e a Diversidade Geológica"
01/03/2023 11:08 | on-line

Compartilhar:


Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou seu primeiro curso de 2023 no campo cultural, abordando o tema "História da Arte e Diversidade Geológica", com abertura da assessora parlamentar Patrícia Florentino e ministrado pelo e geólogo Alex Peloggia, doutor em ciências e estudioso da História da Arte.

Na primeira aula, Peloggia introduziu o assunto ao público, apresentando os conceitos de geodiversidade e realismo geológico, com uma aula bastante interativa, onde expôs obras de artes que ajudaram a contextualizar o tema. O professor abordou também a geodiversidade na arte moderna e contemporânea brasileira, em artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Clóvis Graciano e Rodrigo Andrade.

Já na aula seguinte, foram discutidas obras medievais e renascentistas, abordando-se os aspectos geológicos, onde o palestrante buscou demonstrar como o fenômeno da geodiversidade foi representado por meio de elementos marcantes presentes nas composições, como a estratificação das formações sedimentares e as estruturas fraturadas dos maciços rochosos, ou ainda a compartimentação do relevo. O professor ressaltou o realismo geológico das obras, em muitas das quais se mostrou possível reconhecer tipos litológicos e estruturas sedimentares, e explicou o interesse dos artistas pela geodiversidade mediante três razões: 1) o uso prático das camadas horizontais como elemento de perspectiva geométrica, da mesma forma que edificações; 2) o caráter de "ruína", ou seja, remanescentes de tempos antigos, de maneira análoga ao interesse pelas estruturas arqueológicas clássicas; 3) a tendência psicológica a se verificar regularidades na natureza.

Durante as três aulas do curso, o palestrante buscou demonstrar que o patrimônio geológico e a arte podem ser caracterizadas como bens comuns, que, segundo o Verbete sobre o tema, de Elia Alves, no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, "constituem todo tipo de bem ou recurso ao qual não existe exclusão de acesso e, portanto, dois indivíduos podem usufruir simultaneamente, sem prejuízo na qualidade de serviço do bem. Exemplos frequentes na literatura remetem aos recursos naturais e, mais contemporaneamente, temas relacionados à arena de bens intangíveis, como inovações ou dados em rede de internet".

Na terceira e última aula, o palestrante analisou a obra de alguns artistas com a finalidade de levantas a questão do tempo geológico, e a seguir deu destaque para Paul Nash, em obras que foram utilizadas para apresentar o conceito de geodiversidade antropocêntrica. Ao final das aulas, perguntas feitas pelo público foram respondidas pelo palestrante, gerando uma palestra bastante dinâmica.

Este evento fez parte do Projeto SISPELegis (Sistema Paulista de Escolas do Legislativo), integrado atualmente pelas câmaras municipais de Atibaia, Caconde, Cajamar, Franca, Garça, Jacareí, Mairiporã, Mirassol. Morungaba, Pedrópolis, Pradópolis, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Sumaré e Taboão da Serra, além do ILP.

A palestra completa pode ser acessada por meio dos links:

Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=oaZm7WUK8TY

Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=nh8cYyGDk68&t=2322s

Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=Ql0hrzSi3tQ

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf

alesp