Livro "Diário da Pandemia: Isolamento, Medo e Esperança" é lançado na Alesp
14/03/2023 19:55 | Lançamento | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Romeo







Foi lançado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite desta segunda-feira (13), o livro "Diário da Pandemia: Isolamento, Medo e Esperança", publicado pelo Instituto Legislativo Paulista (ILP). A obra é um conjunto de histórias e memórias do período da pandemia da covid-19, escrito por moradores da Vila Mara, bairro no extremo leste paulistano, integrantes do Núcleo de Convivência do Idoso Viver Melhor.
O encontro foi intermediado pelo deputado e 1° secretário da Alesp, Luiz Fernando Teixeira, ao lado da diretora-presidente do ILP, Karina do Carmo, que representou, na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari (PSDB).
A mesa de autoridades também contou com a presença das autoras, Natalina Almeida de Jesus e Maria Isabel Carvalho, da editora do livro e Any Ortega, além de Caio Yamaguchi, sobrinho do deputado Luiz Fernando e ex-morador da Vila Mara.
"Nós nunca tínhamos pensado na possibilidade de uma pandemia. O mundo se fechou e que memória deste período vamos ter? Graças a vocês, a Alesp vai eternizar não o que o deputado pensa, o que o governador pensa, mas o que cada um viveu dentro da sua casa. Gerações virão e vão querer entender como o povo pensou. Esse livro vai servir de memória para o povo de São Paulo", afirmou o 1° secretário da Assembleia.
O lançamento foi acompanhado por cerca de 150 idosos integrantes do NCI Viver Melhor, incluindo o coral do grupo, que realizou duas apresentações ao longo da cerimônia. O NCI Viver Melhor realiza atividades socioeducativas e socioassistenciais com os idosos da Vila Mara há 15 anos. "Nós temos uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e desenvolvemos um trabalho de convivência e de busca ativa. Realizamos diversas atividades com o intuito de tirar o idoso do isolamento e prevenir contra o asilamento", contou Maria Isabel, uma das autoras do livro e gerente do NCI Viver melhor.
O livro nasce de uma dessas atividades realizadas pelo Núcleo. Durante o período de isolamento causado pela pandemia, o Núcleo propôs, de forma remota, que os idosos olhassem pela janela e falassem o que estavam vendo. A intenção era saber o que essas pessoas estavam passando e pensando durante aquele difícil momento.
A partir disso, Maria Isabel e Natalina decidiram reunir esses relatos em um livro que unificasse e eternizasse esses sentimentos e histórias da pandemia. Ou seja, apesar de as duas serem, de forma oficial, as autoras do livro, a obra conta com a fala de diversos moradores da Vila Mara.
Além das falas dos integrantes da mesa de honra, o evento teve homenagens aos idosos que tiveram seus relatos incluídos no livro e aos organizadores da obra. Ao final, exemplares e autógrafos foram distribuídos aos moradores da Vila Mara que acompanharam o lançamento.
O ILP e a pandemia da Covid-19
O livro "Diário da Pandemia: Isolamento, Medo e Esperança" se soma à diversas atividades organizadas pelo Instituto Legislativo Paulista sobre a pandemia de covid-19. Eventos, seminários, palestras, debates e congressos foram realizados durante o período, abordando a pandemia e sua repercussão em temas como Saúde Pública, Educação, Direitos Humanos, Urbanismo e Direito.
A obra é uma edição especial dos Cadernos do ILP: Ensino, Pesquisa e Extensão Cultural e foi produzida de forma distinta ao usualmente feito pelo Instituto. "Toda atividade que o Instituto Legislativo Paulista organiza é sobre algo que o ILP trouxe para a Assembleia e mostrou para a população. Então, esse caderno é inédito para nós, porque foi ao contrário. A população veio e trouxe pra gente o que a gente poderia mostrar", disse Karina do Carmo, diretora-presidente do ILP.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações