Personalidades da cultura e instituições de promoção social são homenageadas em evento na Alesp

'Diploma Princesa Isabel' foi concedido pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo nesta terça-feira (11), no Auditório Paulo Kobayashi
12/04/2023 19:02 | Reconhecimento | Fábio Gallacci I Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Mesa com o presidente Roberto Ferrari e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plateia no auditório Paulo Kobayashi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A atriz Myrian Rios foi uma das homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp) concedeu, na noite da última terça-feira (11), o "Diploma Princesa Isabel" a diversas personalidades da cultura e instituições que promovem ações sociais. O evento, que teve o apoio do deputado Rodrigo Moraes (PL), foi realizado no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa.

"Bom demais podermos sempre homenagear aqueles que fazem a diferença em nosso Estado através da cultura. Receber o diploma Princesa Isabel é sinônimo de rompimento de barreiras e um grande legado para nosso País", comentou Moraes, que já recebeu a honraria.

Desta vez, entre os homenageados, estavam o cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques; a vice-presidente da Fundação UIysses Guimarães, Ana Paula Junqueira; Richard Manoel Ferreira, diretor do eSocial, grupo organizado do setor privado que desenvolve iniciativas para a geração de renda; e a atriz de teatro e televisão Myrian Rios, que completa 45 anos de carreira.

"Gostaria de agradecer a todos por essa homenagem. É sempre muito importante enaltecer a cultura", disse a atriz, lembrando da importância de se ampliar as políticas culturais a toda a população. "Uma boa iniciativa seria possibilitar um preço mais acessível aos espetáculos, para que cada vez mais pessoas possam usufruir disso", apontou.

Releitura

Logo no início do evento, o presidente da Aclasp, Roberto Ferrari, fez questão de ressaltar a participação efetiva da princesa Isabel no processo que pôs fim à escravatura no Brasil [foi ela quem assinou a lei Áurea, em 13 de maio de 1888] e o seu papel para o desenvolvimento do País. Ferrari ressaltou que, mesmo com as recentes releituras sobre fatos do passado, nada pode tirar a importância dessa personagem para a história do Brasil e que tudo deve ser colocado em um devido contexto temporal. Sendo assim, seu nome continuará na honraria.

"A princesa Isabel deve ser sempre lembrada como uma das maiores mulheres do século 19 e não podemos julgar ações de tempos passados com a visão do século 21. Seria um erro imenso se fizéssemos isso", afirmou.

Iniciativas

Fundada em 2015 por intelectuais e artistas, a Aclasp tem o objetivo de divulgar e promover a cultura do País, apoiando todas as formas de manifestação cultural e divulgando as iniciativas para toda a sociedade. Mais informações sobre o grupo e suas atividades podem ser obtidas pelo https://www.aclasp.com.br/.


alesp