Previdência e situação de moradores de rua são temas de pronunciamentos de parlamentares da Alesp

As falas integraram o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta sexta-feira, 14
14/04/2023 18:29 | Sessão Ordinária | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

20ª sessão ordinária no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Cláudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A situação de aposentados e moradores de rua de São Paulo foram os principais temas abordados durante pronunciamentos dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante a sessão ordinária desta sexta-feira (14).

O Pequeno Expediente teve início às 14h e os parlamentares se pronunciaram sobre temas livres por cinco minutos.

Aposentarias

O deputado Carlos Giannazi (Psol) discursou sobre o Projeto de Lei Complementar 9/2023. "O PLC obriga o governo estadual a devolver todo o dinheiro das aposentadorias e pensões confiscadas por um decreto", disse o parlamentar, que afirmou ainda que o governo tem orçamento suficiente para canalizar uma parte dos recursos públicos para os servidores do Estado.

Giannazi falou também sobre os professores da rede estadual e se posicionou contrário a nova carreira de magistério, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa. O deputado Reis (PT) subiu à tribuna e se posicionou favorável a fala de Giannazi.

Privatização

Na tribuna, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) criticou o projeto de privatização do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), responsável pelo tratamento de dependentes químicos e ligado ao combate à Cracolância. "O Cratod passa a ter uma gestão terceirizada, precarizada e com um número menor de pessoas fazendo a gestão, deixando servidores públicos concursados do Estado de São Paulo sem ter para onde ir", disse.

Moradores de Rua de SP

Já o deputado Simão Pedro (PT) criticou a proposta do governo do Estado para os mais de 80 mil moradores de rua da cidade de São Paulo. "A ideia é levá-los para o interior para trabalhar na roça, no campo, pode parecer uma ideia boa à primeira vista, mas não tem um embasamento técnico ou científico", disse. Para o parlamentar, o ideal seria oferecer trabalho remunerado.

Programa Bolsa Família

Na sequência, o deputado Eduardo Suplicy (PT) falou sobre o Programa Bolsa Família, que foi restituído em substituição ao Programa Auxílio Brasil. "O Programa Bolsa Família constitui etapa do processo gradual e progressivo da implementação da universalização da renda básica da cidadania", afirmou o parlamentar.


alesp