Deputada deu voz à vários pedidos, cobrou soluções e buscou ajuda em seu primeiro mês de mandato
17/04/2023 11:16 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas

Foram 30 dias de muito trabalho no primeiro mês de mandato. A estadual Solange Freitas caminhou com a população, deu voz à vários pedidos, cobrou soluções e buscou ajuda.
Esteve presente na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Alto Tietê
Única mulher na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo representante da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Solange Freitas tomou posse do primeiro mandato no dia quinze de março. Eleita com 81.870 votos, a parlamentar já demonstrou muito trabalho à população nesses primeiros trinta dias. "Sempre disse que não seria uma deputada de gabinete e sim uma deputada das ruas. Foi isso que fiz, estive e estarei sempre ao lado da população para dar visibilidade às suas lutas".
Antes mesmo de assumir os trabalhos em São Paulo, Solange Freitas estava sendo procurada pelos moradores com diversas demandas. Algumas delas iniciaram seu mandato, como o lixão de São Vicente que causa grandes transtornos no Jockey Club e a falta d´água nos morros de Santos. A parlamentar imediatamente acionou o Ministério Público junto com os moradores sobre o lixão e também cobrou a Sabesp e está acompanhando as obras de melhorias nos morros.
No seu quinto dia de trabalho, a deputada vice-líder da Frente Parlamentar da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte, convocou uma reunião com os demais deputados da região, pra falar do fechamento do Bom Prato em São Vicente. Indignada com a notícia de que a cidade estava perdendo novecentas refeições diárias, a deputada foi atrás de soluções. "Eu não sou contra o fechamento num local que causava problemas, mas antes de fechar a prefeitura deveria ter feito um trabalho social com a população de rua que se alimentava ali. Além disso não é aceitável que da noite para o dia centenas de pessoas fiquem sem comida".
Em dez dias de mandato, Solange Freitas assumiu a vice liderança do partido União Brasil na Assembleia Legislativa.
A deputada esteve em Suzano conversando com autoridades e também conhecendo trabalhos sociais como a Residência Inclusiva, Novo Olhar, que desenvolve trabalhos com jovens, adultos e idosos.
A parlamentar esteve presente nas caminhadas de Praia Grande e Bertioga que representaram o Dia Mundial do Down. Uma causa que Solange sempre levantou a bandeira em ajudar. No final do mês, participou também do II Simpósio Internacional de Inclusão em São Paulo, quando assumiu a Coordenadoria de Assuntos Legislativos da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas.
Nesse período, a deputada apresentou três indicações na área da Saúde, sendo elas: ampliação das carretas de mamografia do programa "Mulheres de Peito", para atender as cidades com maior procura e filas de espera. A outra é a ampliação do calendário de divulgação do câncer, intensificação do mutirão de exames de prevenção e o estudo de mais unidades de assistência de alta complexidade em oncologia, nas cidades de maior população em situação de vulnerabilidade. E por fim, que seja cumprida a lei federal que disponibilize o primeiro tratamento de pacientes com câncer em até 60 dias. Solange também fez indicações na área da Educação, para que as escolas do Estado de São Paulo contem com apoio do ?Monitor Social?, dando oportunidade para jovens de 18 a 21 anos. Pediu a reforma de um muro de uma escola em Peruíbe, um Bom Prato em Itanhaém. E fez reuniões com representantes das escolas particulares que também pedem ajuda nas políticas públicas de segurança.
A parlamentar foi contemplada com o título "Cidadã Honorária", na Câmara Municipal de Pedro de Toledo. Uma honraria concedida aqueles que fazem atos de relevância social em favor da população. Na cidade de São Vicente, recebeu o Prêmio "Mulher Caiçara", que agraciou mulheres de várias áreas.
Em homenagem ao Grupamento de Bombeiros do Guarujá, a deputada manifestou Moção de Aplausos aos guardas que salvaram a vida de um pai e uma adolescente que se afogavam no Morro do Maluf. Um reconhecimento à bravura dos profissionais.
"Estou na política para ajudar. Sempre fui uma jornalista combativa e como deputada continuo sendo. Sigo lutando pela população, cobrando e buscando resolver as demandas. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo serei sempre a voz da população. Muito obrigada a todos que me deram e continuam me dando um voto de confiança".
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações