Segurança Pública: frentes parlamentares miram valorização de carreiras e combate à criminalidade
24/04/2023 19:27 | Especial - Frentes Parlamentares | Tom Oliveira - Foto: Flickr/GovernoSP

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo oficializou a criação das primeiras frentes parlamentares da 20ª Legislatura (2023 - 2026). Dos 80 grupos já instalados, ao menos 11 têm como foco temas relacionados à área da Segurança Pública ou que possuem grande apoio dos deputados e das deputadas ligadas às carreiras policiais e militares.
O combate a crimes hediondos e a maior valorização de instituições - e de seus agentes - estão entre os objetivos principais dos deputados e das deputadas membros dessas frentes que, em resumo, buscam ampliar a discussão sobre temas específicos, aprimorar a legislação e propor mudanças nas políticas públicas, com objetivo de trazer mais segurança aos paulistas.
Violência e combate às drogas
Entre os grupos que debaterão soluções para combater a criminalidade, está a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas, que será coordenada pelo deputado Altair Moraes (Republicanos).
Citando pesquisas que apontam o Brasil como maior consumidor de crack no mundo, Moraes justifica a importância de esse tema ser discutido na Alesp. "Precisamos ouvir agentes de segurança, especialistas em saúde e em demais áreas que compõem a rede de repressão ao consumo de drogas para que, juntos, possamos contribuir para políticas públicas que combatam esse mal", propõe.
Pedofilia e violência infantil
Altair Moraes também será o coordenador da Frente de Combate ao Abuso e à Violência Infantil. Na mesma problemática, a deputada Leticia Aguiar (PP) vai coordenar a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia, Erotização Infantil e Violência Doméstica.
Letícia planeja reunir especialistas, autoridades, entidades, e representantes do Poder Público e da sociedade para debater formas de combater esses crimes. "Os números justificam a necessidade de instalação dessa frente para que se possa discutir a ampliação de mecanismos de proteção às vítimas, a implantação de programas de prevenção e de conscientização e a elaboração de projetos para redução dos índices desses crimes", diz.
Corrupção
A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção esteve em atuação na legislação anterior. Agora retornará a partir de 2023 tendo como coordenador o deputado Agente Federal Danilo Balas (PL). "A corrupção assola o país e as famílias. O ser humano corrupto é um câncer na sociedade", afirma.
Violência Contra a Mulher
Também relacionadas à Segurança Pública, a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, Seus Familiares e Pessoas Desaparecidas e a Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher, Ao Feminicídio e aos Relacionamentos Abusivos foram instaladas e terão como coordenador o deputado Márcio Nakashima (PDT).
Nakashima aponta que a ideia desses grupos é trabalhar em conjunto com diversos órgãos para minimizar as falhas do Poder Público e ampliar a assistência às vítimas e suas famílias. "A violência pode se manifestar de várias formas e em diferentes graus. Geralmente, acontece em episódios repetitivos que costumam ser encobertados pelo silêncio e pelo medo. É contra esse silêncio que lutamos", declara.
Valorização das carreiras
Outras frentes nascem com objetivo de ampliar a valorização de instituições ligadas à segurança e à defesa dos cidadãos, incluindo polícias, forças armadas, defesa civil e guarda civil. Todas buscam a melhoria das condições de trabalho e de equipamentos e também a valorização salarial desses profissionais.
Estão nesta linha a Frente Parlamentar da Defesa Civil, coordenada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), a Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Civil, coordenada por Reis (PT), e a Frente Parlamentar pela Valorização dos Veteranos das Forças Armadas e Atiradores do Tiro de Guerra, coordenada pelo deputado Tenente Coimbra (PL). Há também a Frente Parlamentar em Valorização e Defesa das Guardas Civis Municipais, coordenada pela deputada Leticia Aguiar (PP).
Escolas Militares
Com apoio de parte significativa da bancada ligada às forças de segurança, haverá também a Frente pela Implementação de Escolas Militares no Estado de São Paulo, sob coordenação do deputado Tenente Coimbra (PL). A ideia do parlamentar é manter o trabalho iniciado na legislatura anterior e continuar fomentando esse modelo de ensino e de organização escolar para mais municípios paulistas. O modelo cívico-militar tem como foco os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e recebe apoio de parlamentares ligados às forças de segurança.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações