Emoção marca sessão solene dos 100 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
25/04/2023 10:54 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299264.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputado Luiz Claudio Marcolino reuniu diretoria e funcionários da entidade hoje na Alesp, além de autoridades

Os relatos das histórias de lutas desse primeiro centenário do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região emocionou a todos os participantes da Sessão Solene promovida pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) nessa segunda-feira (24/04) no plenário Juscelino Kubitschek, ocupado por autoridades, diretores da entidade, funcionários e o público em geral.

O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional interpretado pela cantora Maria Graça Braga e pelo violonista Rodrigo de Souza Carneiro. Na sequência discursaram a atual presidente Ivone Silva e os ex-presidentes Juvandia Moreira (2010/2017), Gilmar Carneiro (1988/1994) e Luiz Claudio Marcolino (2004/2010). Todos receberam placas em homenagem aos 100 anos do sindicato.

Também fizeram uso da palavra os deputados petistas Eduardo Suplicy e Paulo Fiorilo e o presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo, Douglas Izzo.

Cada orador destacou uma parte importante da história da entidade, como a luta para que as mulheres tivessem permissão para participar dos concursos dos bancos públicos, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e muitos outros direitos, como a jornada de trabalho de seis horas, 13ª cesta alimentação, licença maternidade de seis meses, auxílio educação e, o protagonismo das mulheres à frente da entidade desde 2010.

"Estamos demonstrando para a sociedade, nessa comemoração, a importância da categoria bancária para a sociedade. Passamos por muitos desafios, como privatizações de bancos estaduais e os movimentos sempre contaram com a participação dos deputados. Nossa história teve muitas lutas importantes além da defesa da categoria por salários, melhores condições de trabalho, mas segue o conceito sindicato cidadão. Passou pelo movimento Diretas já, pela redemocratização do país, participou da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da (CUT) e sempre teve papel na vanguarda das lutas sociais", afirmou Marcolino.

Segundo ele, precisou passar 87 anos até que uma mulher, que foi a Juvandia, assumisse a liderança da entidade. "Ela me sucedeu na presidência, fez um excelente trabalho. Em seguida a Ivone assumiu e está concluindo agora uma grande gestão. A próxima presidenta deverá ser a Neiva Ribeiro, também uma mulher comprometida com a entidade, com os bancários e as bancárias e com a luta social", comentou o deputado Marcolino.

O depoimento do ex-presidente Gilmar Carneiro foi um dos mais emocionantes. Ele ressaltou as lutas do período entre os anos 80 e 90, décadas de muitas mudanças da economia e do desenvolvimento social de São Paulo e do país. Ele foi aplaudido em pé pelo público presente.

PARTICIPAÇÃO

Vereadores, presidentes de outros sindicatos e lideranças também compareceram à Sessão Solene. Entre eles, Manoel Corrêa, que representou a vereadora Ana do Carmo, de São Bernardo do Campo, Clayton, presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes, Baldo, dirigente do Comitê Betinho, Silvana, presidenta do PT de Guarulhos e Natanael Boldo, representante do deputado estadual Maurici (PT).

Também marcaram presença Nicolas, assessor do deputado Enio Tatto, Leandro Marafon, representante do Delegado-geral Arthur Dian, Wanderley Ramazini, presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos, Aline Molina, presidenta da Fetec-CUT (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo), Camilo Fernandes, presidente da Associação dos funcionários do Santander (Afubesp), Maria Rosane Gregorutti, diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Entre os sindicalistas e autoridades que permaneceram no plenário durante a solenidade, também estavam George Fitti, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista, Otoni, coordenador da CUT-ABC, Fernanda Henrique, presidenta do PT de Ribeirão Pires, Flavio Monteiro Moraes, diretor-presidente do Bancredi, Antonio Marcelo Mendes, presidente da Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo (Abaesp).

Participaram também Amaro Pereira, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Daniel Calazans, secretário-geral da CUT São Paulo, Renato Carvalho Zulato, secretário de Administração e Finanças da CUT São Paulo, Marcelo Borges, coordenador da subsede da CUT de Mogi das Cruzes e Marcelo Gonçalves, secretário de cultura do Sindicato dos Bancários e diretor da Afubesp.


alesp