Militares e civis são homenageados na Alesp por trabalho em defesa da sociedade paulista
25/04/2023 19:15 | Honraria | Claus Oliveira | Foto: Rodrigo Romeo


















Mais de 30 pessoas foram homenageadas com cinco honrarias diferentes nesta segunda (24) pelo Instituto Histórico Militar (IHM). A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o apoio do deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos).
Desde 2018, o Instituto dedica-se à preservação da memória e ao reconhecimento do esforço de oficiais e civis na defesa da sociedade paulista. "Lembrar, honrar, valorizar são os ideais que norteiam nossa instituição. Estas medalhas são um símbolo de reflexão e reverência a quem nos precedeu e um estímulo aos contemporâneos", declarou o diretor-geral do IHM, Roberto Tonin.
Honraria concedida a militares mortos ou feridos em combate, a Medalha Sangue e Bravura foi concedida ao PM reformado André Luiz da Rocha Antunes. O policial aposentado tornou-se atleta paralímpico após sofrer uma queda e passar por 10 cirurgias médicas. Tetraplégico, Antunes passou a dedicar-se ao arremesso de peso e, em 2015, conquistou a medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul, fato inédito para um PM. "Ter sido o primeiro militar a ganhar uma medalha nessa competição foi o que abriu portas para que outros agora possam fazer parte de tudo isso. Então eu tenho muito orgulho disso", afirmou.
Outras duas medalhas do IHM foram concedidas de forma individualizada. A de Mérito Jurídico para o professor Valter Barroso Júnior, mestre em direito processual civil e titular dessa disciplina na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A Medalha Batalha do Tuiuti ficou com o segundo-tenente de PM, João Vitor Palmeiro.
Mais de 20 condecorados receberam a Medalha Combatente da Força Pública e outros quatro ganharam a São Paulo. As duas honrarias recordam a Revolução Constitucionalista de 1932, levante paulista contra o Governo Getúlio Vargas.
"Estamos satisfeitos e honrados por ter homens e mulheres de tão alto nível de profissionalismo e educação servindo como guardiões da ordem pública", concluiu Tonin.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações