Alesp aprova liberação de área para a construção de 186 unidades habitacionais no Litoral Norte
25/04/2023 20:41 | Sessão | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo e Rodrigo Costa



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou por unanimidade, durante sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 92/2023, de autoria do Executivo, que declara de utilidade pública uma área no município de São Sebastião, na qual serão construídas 186 unidades habitacionais para as famílias atingidas pelas fortes chuvas e deslizamentos no Litoral Norte em fevereiro deste ano.
Localizada em Maresias, a área tem um total de 12,5 mil metros quadrados. O trabalho será realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que será responsável, também, por arcar com as despesas e indenizações envolvidas na desapropriação.
A ação irá se somar à construção de outras 518 moradias em áreas em que não é necessária a desapropriação. No total, 704 famílias devem ser beneficiadas. "Este é um debate muito importante, porque está ligado diretamente às vítimas do desastre que ocorreu no Litoral Norte", comentou o presidente do Legislativo, André do Prado (PL).
Tramitação
A proposta recebeu aval das comissões permanentes da Casa, em um Congresso convocado nesta tarde para os colegiados de Constituição, Justiça e Redação; Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana; e Finanças, Orçamento e Planejamento, pelos quais o projeto precisava passar antes de ir a Plenário.
A matéria foi aprovada com uma emenda da deputada Professora Bebel (PT), determinando que, entre as vítimas das chuvas, as mulheres que são chefes de família tenham prioridade no recebimento destas unidades na região.
Sessão
Todos os parlamentares foram favoráveis à medida e aproveitaram o momento para destacar a importância do projeto e de outras propostas para a região atingida pelo desastre. Os parlamentares de oposição, por exemplo, confirmaram o seu compromisso na aprovação, mas defenderam um acompanhamento mais efetivo do Legislativo em relação ao trabalho que será realizado. Para isso, uma subcomissão de acompanhamento - dentro da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana - pode ser criada. Também foi ressaltado que o número de unidades habitacionais construídas precisa ser ampliado para atender a totalidade das famílias atingidas.
"Esse é um assunto relevante, preocupante, e a Casa tem mesmo que se debruçar sobre isso, mas precisamos atacar as causas e não os efeitos dessas questões. Precisamos evitar que tragédias como essa não venham a acontecer. É necessária uma política para que as pessoas não precisassem morar em áreas como aquela de São Sebastião", disse o deputado Jorge do Carmo, que é vice-presidente da Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana.
Sintonia
A discussão e a votação do projeto ocorreram de forma tranquila, o que demonstrou o entendimento da importância da proposta entre todos os parlamentares. O deputado Carlos Cézar (PL) ressaltou que essa não é a única ação em benefício das famílias do Litoral Norte: "A aprovação desse projeto traz uma enorme conquista para a cidade de São Sebastião, mas também para 186 famílias que estão sem moradia e hoje poderão tê-las em um prazo célere. Esse é o primeiro projeto enviado pelo governador Tarcísio a essa Casa [e que já tramitou nas novas comissões], o que mostra uma sintonia dos anseios do governador com os da população e desta própria Casa", disse.
Notícias relacionadas
- Novos deputados tomam posse na Alesp; suplentes assumem vagas deixadas por eleitos em prefeituras
- Alesp aprova propostas do Executivo para profissionais da Educação e da Saúde do Estado
- Parlamentares da Alesp prometem aprimorar texto do projeto de recomposição salarial das polícias
- Proposta que torna definitiva bolsa de estudos para alunos da Famema é aprovada na Alesp
- Alesp aprova contas do governo do Estado de São Paulo referentes a 2021
- Alesp acaba com desconto em salário de servidores aposentados e pensionistas do Estado de São Paulo
- AO VIVO: Parlamentares votam três projetos de lei em sessão extraordinária
- Debate sobre a volta às aulas domina primeira sessão após recesso parlamentar
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Audiência discute prejuízos aos aposentados do Itaú/Unibanco
- Aprovado PLC 135: vitória histórica para os policiais militares do Estado de São Paulo
- Alesp reforça protocolo de segurança com simulação de ocorrência no Palácio 9 de Julho
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Região Metropolitana de Campinas completa 25 anos como uma das lideranças no desenvolvimento do país
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações