Dia do Trabalhador é pauta da sessão desta sexta, 28, na Alesp

O rendimento médio mensal do paulista corresponde a quase R$ 4 mil
28/04/2023 16:42 | Sessão Ordinária | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão ordinária no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dados sobre as Empresas no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desta sexta-feira (28), o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) abordou o Dia do Trabalhador, celebrado na próxima segunda-feira (1º).

Segundo Marcolino, o Estado de São Paulo possui, atualmente, 24 milhões de pessoas com alguma ocupação no mercado de trabalho, sendo que 13,8 milhões de trabalhadores têm emprego formal e cerca de 1,5 milhão são servidores públicos. Além disso, o parlamentar também ressaltou que o rendimento médio mensal do paulista corresponde a quase R$ 4 mil.

Empreendedorismo

De acordo com dados mostrados pelo deputado Marcolino, em 2022 havia cerca de 19 milhões de empresas no Brasil, sendo que sete em cada 10 eram microempreendedores individuais (MEIs). No Estado de São Paulo existem pouco mais de 940 mil MEIs. As mulheres correspondem a cerca de 44% do total enquanto que os homens representam cerca de 55%.

Ato Unificado

Marcolino lembrou ainda que será realizado um ato unificado das centrais sindicais nesta segunda-feira (1), às 10h, no Vale do Anhangabaú. O encontro pretende debater diversas pautas em defesa do trabalhador e é aberto a público.

Dentre os temas a serem abordados, estão as melhorias nos empregos, na renda e na aposentadoria; fortalecimento das negociações coletivas; igualdade de salários entre homens e mulheres; regulamentação do trabalho por aplicativos com mesmos cargos e funções; valorização do servidor público e das empresas públicas.


alesp