Deputada lidera PL que obriga ônibus a garantir a segurança das crianças com até sete anos
16/05/2023 17:14 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Dani Alonso

A deputada Dani Alonso, vice-líder do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), está trabalhando para aprovar o Projeto de Lei que obriga as empresas que operam no serviço regular intermunicipal de transporte coletivo de passageiros a disponibilizar equipamentos de retenção para o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade.
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança das crianças durante as viagens de ônibus, tornando obrigatório o uso de equipamentos de retenção, como o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação, nos veículos utilizados na prestação do serviço de transporte.
O projeto prevê que as empresas prestadoras dos serviços de transporte reservem dois assentos em cada veículo, preferencialmente nas primeiras filas de poltronas lado a lado de seus responsáveis. Serão obrigatórios a instalação de cinto de segurança de três pontos nos assentos reservados para instalação dos dispositivos de retenção para crianças. A reserva de assento será garantida sem pagamento adicional para crianças de até sete anos e meio, desde que o responsável pelo menor tenha renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.
Em caso de ultrapassados os limites mínimo de reserva, a empresa deve conceder o desconto de 50% na aquisição de passagem para o menor de até sete anos e meio, desde que o responsável pelo menor tenha renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.
O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará a empresa infratora a imposição de pena de multa no valor mínimo de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo e dobrada em caso de reincidência. A fiscalização será realizada pela ARTESP - Agência de Transporte de São Paulo, responsável pelo gerenciamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros no Estado de São Paulo.
Segundo a deputada, a medida é respaldada por estudos promovidos por entidades que zelam pela segurança das crianças, que alertam para a importância de se considerar o uso de dispositivos de retenção infantil nas estradas. Atualmente, a regulamentação do Contran exige o uso de cadeirinhas em carros para crianças de até sete anos e meio de idade, mas não obriga os veículos de transporte coletivo a utilizá-las.
Para a deputada Dani Alonso, a aprovação do projeto de lei é uma questão de segurança pública e uma medida importante para garantir a proteção das crianças durante as viagens de ônibus.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações