Luta antimanicomial, prevenção ao câncer, dengue e mais: saúde dita sessão desta quinta, 18

Pequeno e Grande Expedientes das sessões ordinárias permitem que parlamentares debatam temas livres; além de saúde, assistência social e economia também foram destaque
18/05/2023 18:43 | Expediente | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Eduardo Suplicy (PT) durante o Expediente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solange Freitas (União) durante o Expediente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Claudio Marcolino (PT) durante o Expediente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabiana Barroso (PL) durante o Expediente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ediane Maria (PSol) durante o Expediente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Temas relativos à área da Saúde, como a luta antimanicomial, a importância de campanhas de conscientização contra o câncer e um alerta quanto ao aumento de casos de dengue no Estado foram destaques dos discursos no Plenário da Alesp nesta quinta-feira (18).

Além dessas, pautas como campanha do agasalho coordenada por Cristiane Freitas, primeira-dama paulista, e a situação das linhas metroferroviárias da capital também foram relembrados pelos parlamentares da Casa.

De segunda a sexta-feira, a partir das 14h, durante o Pequeno e o Grande Expedientes da sessão ordinária, os parlamentares podem fazer uso da tribuna para debater temas livres.

Luta antimanicomial

O deputado Eduardo Suplicy (PT) foi à tribuna para relembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste dia. Durante a manhã, Suplicy participou de ato na Avenida Paulista em prol da pauta.

O parlamentar destacou que o tema deve ser tratado a partir de uma "articulação intersetorial" entre políticas públicas, a fim de prover uma assistência médica e social desprovida da lógica manicomial - própria, por exemplo, de internações compulsórias e outros tratamentos de choque.

Conscientização contra o câncer

Uma pesquisa conduzida em parceria entre os institutos Locomotiva, Data Favela e Oncoguia revelou que 70% dos moradores de comunidades sentem dificuldades em diagnosticar e buscar tratamento para o câncer. O principal motivo, afirma o estudo, é a desinformação. Solange Freitas (União) repercutiu o levantamento e destacou que a Casa deve se movimentar a esse respeito.

Para a deputada, urge que o gargalo da desinformação seja superado, para que um tratamento antecipado e digno se torne mais acessível. Freitas sugeriu, por meio de um PL, uma semana de conscientização sobre o tema. "Não é apenas mais uma 'semana de alguma coisa'. Vamos levar o Poder Público a se dedicar com as comunidades. É quem mais precisa de informação. Informação e prevenção podem salvar vidas", disse Solange Freitas.

Dengue e endemias

Luiz Claudio Marcolino, do PT, repercutiu na tribuna a extinção da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen). Com o fim da autarquia, os servidores do órgão foram realocados para outras pastas da Secretaria de Saúde.

"Há muitos casos de dengue nas médias e grandes cidades", disse Marcolino, "e os casos têm aumentado em razão do desmonte da Sucen". Para o parlamentar, a atuação do órgão faria diferença no combate à dengue, sobretudo se considerada a expertise adquirida no controle de outras endemias, como escorpiões e chikungunya.

Campanha do agasalho

Fabiana Barroso (PL) discursou sobre a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual da Juventude. A cerimônia de nomeação ocorreu nesta quarta, 17 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. "A sociedade começa na juventude, então precisamos ter um olhar especial com as pessoas jovens. A juventude está desamparada", afirmou a parlamentar.

Fabiana divulgou, ainda, uma campanha do agasalho promovida por Cristiane Freitas, primeira-dama paulista. "Um apelo para quem está nos acompanhando: vamos olhar para o vizinho, para aquela pessoa que passa na sua rua precisando de ajuda", relembrou a deputada.

Outros temas

Abrindo a sessão, Reis, do PT, celebrou a mudança na política de preços dos combustíveis da Petrobras. A empresa abandonou um sistema conhecido como Paridade de Preço Internacional (PPI) e, logo após o anúncio, já anunciou cortes nos preços de gasolina, diesel e gás.

Conte Lopes (PL), em discurso, recorreu a um superlativo para elogiar os esforços do governador em aprovar a valorização salarial para categorias policiais. "Ele está cumprindo o que prometeu. Em meus 56 anos de polícia, nunca vi um aumento como esse", declarou o parlamentar.

Ediane Maria, do PSOL, manifestou repúdio à agenda de privatizações, sobretudo quanto às concessões de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Ediane afirmou "estranhar" a "insistência do governador" em seguir adiante com o plano de tornar a CPTM uma agência regulatória de transportes, retirando de seu escopo a operação comercial de linhas.

alesp