Deputado defende regulamentação sobre o aluguel de bicicletas e patinetes em SP
21/06/2023 16:15 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) retomou a análise do Projeto de Lei 1117/2019, do deputado Edmir Chedid (União), que prevê a regulamentação do serviço remunerado de aluguel de equipamentos de mobilidade individual elétrico ou de propulsão humana. Atualmente, a proposta está em análise na Comissão de Transportes e Comunicações (CTC).
De acordo com o Projeto de Lei, equipamentos de mobilidade individual elétrico ou de propulsão humana são bicicletas, patinetes e até ciclomotores, bastante comuns em grandes centros urbanos. "A popularização deste tipo de transporte e o aumento do número de usuários justificam a necessidade da regulamentação deste serviço para garantir a segurança dos usuários", afirmou.
Edmir Chedid explicou que a circulação de equipamentos de mobilidade individual será permitida desde que autorizada e sinalizada pelo órgão com circunscrição sobre as vias públicas. "A responsabilidade em oferecer as condições adequadas de infraestrutura aos veículos - previstas no Art. 2°, no âmbito dos seus territórios - é justamente das administrações municipais", disse.
O parlamentar também assegurou que a regulamentação possui normas específicas, como a utilização de indicadores e limites de velocidade máxima (de até 6 km/h nas áreas de circulação de pedestres; e de até 20 km/h em ciclofaixas e ciclovias), assim como de itens de segurança obrigatórios e de sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento).
Responsabilidade por Danos
A responsabilidade pela reparação por eventuais danos provocados deverá respeitar o Art. 37 da Constituição Federal. Neste sentido, as administrações municipais ficarão responsáveis por danos causados em "razão da inadaptação perfeita e inerente da via ao uso do transporte"; as empresas responsáveis pela locação por danos causados por "problemas ou mau funcionamento".
"Este Projeto de Lei 1117/2019 também prevê responsabilidade por danos ao próprio usuário. Este deverá ser responsabilizado caso não utilize de forma adequada os equipamentos de mobilidade individual ou simplesmente deixe de utilizar os itens necessários à sua proteção, como os indicados pela empresa de responsável pela locação ou mesmo exigidos em Lei", concluiu.
A proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Depois de passar pela Comissão de Transportes e Comunicações, terá ainda que receber parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) para chegar à Ordem do Dia - votação final em plenário -, que deverá ocorrer somente a partir do próximo ano.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações