Família paulista tem redução acentuada de membros, antecipa IBGE na Alesp
21/06/2023 17:44 | Censo 2022 | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio


De 2010 para 2022, a média de moradores por domicílio caiu de 3,2 para 2,7 no Estado de São Paulo. A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) antecipou o dado da redução de membros nas famílias paulistas no ato de encerramento estadual do Censo 2022, realizado nesta quarta (21) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O deputado Mauro Bragato (PSDB), foi o responsável por articular o espaço da Alesp para a divulgação dos trabalhos censitários. "É fundamental o raio X da estrutura social do país para conhecer seus cidadãos e suas necessidades", sublinhou o parlamentar.
A apuração preliminar do IBGE mostrou que, em 16,2 milhões de domicílios, foram recenseados 40,9 milhões paulistas. O dado populacional, contudo, pode aumentar até a divulgação oficial do Censo, marcada para o próxima segunda-feira, 26 de junho.
O superintendente regional do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia, explicou que os dados ainda estão sem tratamento estatístico. Será usada projeção, por exemplo, para contar a população de 1,3 milhão de domicílios paulistas que não foram recenseados, por recusa ou ausência de moradores.
Na plateia, gestores públicos e privados e pesquisadores comemoram a conclusão do Censo, especialmente em virtude dos adiamentos provocados pela pandemia e por restrições orçamentárias do órgão federal.
"Esse tipo de pesquisa é muito importante para fazer política pública baseada em evidência. A gente precisa de dados para tomada de decisão, de informações de qualidade. E o IBGE faz isso com muita competência no nosso país", ressaltou o secretário-executivo de Cultura paulista, Marcelo Henrique de Assis.
Além do superintendente, estiveram na Alesp Rafael Gutierre Carvalho, Vando da Paz Nascimento, Tiago Teles e Wagner Martins Magalhães da Silveira, todos coordenadores estaduais do Censo em São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações