Espaço de exibição para filmes independentes em São Paulo
23/06/2023 12:52 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Cineastas independentes participam de audiência pública para debater projeto do deputado Marcolino sobre Cota de Tela Paulista
A falta de espaço para que o público em geral possa assistir a filmes independentes locais é um problema que o Projeto de Lei nº 573/2023 do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) tenta resolver. Chamada de Cota de Tela Paulista, a proposta prevê que salas de cinema comerciais reservem obrigatoriamente um período de exibição para as obras produzidas por cineastas independentes no território paulista.
Para discutir esse projeto, o deputado promoverá com a participação de cineastas e profissionais do setor uma audiência pública, no próximo dia 26 de junho, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Se for aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador, o projeto de lei garante que os cineastas possam requerer um espaço para exibição das produções independentes, por meio da cota de 10% dentro do limite de 10% já definidos nos artigos 55 e 59 da Medida Provisória 2.228-1/2001, que garante a exibição de filmes nacionais, nas salas de cinema comerciais do Brasil. "Existe a cota de tela nacional, que determina que 10% das exibições em sala de cinema sejam de produções nacionais. A proposta é que 10% destes 10% sejam de produções locais, dos produtores independentes nos municípios paulistas. Ou seja, se um cinema exibir 100 produções no mês, 10 devem ser filmes nacionais e um tem que ser de produção local/independente", ressalta o deputado.
O projeto tem apoio de diversas entidades que reúnem produtores de centenas de cidades do Estado. O deputado Marcolino atua em todas as frentes possíveis que nos demandarem, buscando o fomento de políticas públicas que garantam oportunidades ao setor cultural e da economia criativa.
"As produções independentes geralmente ficam restritas a festivais e a um público especializado, como críticos e artistas. O grande público tem pouca oportunidade de acompanhar, prestigiar e aprender sobre sua própria cultura com as produções nacionais. Os trabalhos têm muita qualidade e tem conquistado cada vez mais reconhecimento no exterior, mas aqui no seu próprio país, têm pouco ou nenhum espaço. Esse projeto busca resolver esse problema e contribuir com a difusão da nossa cultura cinematográfica", comentou o deputado Luiz Claudio Marcolino.
Esse projeto contribui para democratizar o cinema nacional independente, no caso as produções paulistas. O projeto tem como proposta garantir a um produtor independente a requisição da exibição do seu filme nos cinemas da sua cidade ou em qualquer município do estado onde há salas de cinema, conforme as regras da cota. Para isso, o produtor não estará isento de pagar as taxas de exibição, como já é a prática desse mercado.
"O público paulista vai ganhar muito em ter a oportunidade de prestigiar produções muito criativas que não entram em exibição nos cinemas por não terem apelo comercial, mas têm muita qualidade cultural", completou o parlamentar.
Para preparar a audiência, o deputado promoveu uma reunião com cineastas de São Paulo e do interior, como Diego da Costa (Socorro) e Darwin (São Bernardo do Campo) que fazem parte do ICine (Fórum de Cinema do Interior Paulista) Cidálio Vieira Santos (São Paulo), do Cine B. Solar, Deivid Evaristo (Piracicaba) e Adolfo Borges (Piracicaba), ambos do coletivo Cena 14 e com a vereadora Silvia Morales e o co-vereador João Scarpa do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, de Piracicaba.
Eles compõem a comissão de organização da audiência pública e já iniciaram sugestões para aprimorar o projeto de lei que eles acreditam ser fundamental para promover o cinema paulista independente e que essa legislação pode ser posteriormente apresentada em outros estados.
"A iniciativa do deputado Luiz Claudio Marcolino vai promover o sistema de cotas nas salas de cinema no estado, para produções paulistas. A medida pode incentivar ainda mais pessoas a se tornarem cineastas, principalmente com a aprovação das leis de incentivo à cultura como a Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo que tem uma destinação maior de recursos para produções audiovisuais", explicou João Scarpa, colaborador do projeto de lei.
Para o deputado, que realiza na Alesp um mandato participativo e colaborativo, a construção dessa proposta, de forma coletiva que ouve e atende as necessidades de quem está na realidade das produções cinematográficas independentes tem tudo para ser aprovada e valorizar os produtores, a geração de empregos proporcionados pelo setor e a propagação da cultura paulista.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações