Marcas turísticas: iniciativa do governo poderá beneficiar a Região Bragantina

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
29/06/2023 15:45 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Serra Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A construção de marcas turísticas, instituída pela Secretaria de Estado de Turismo e Viagens (Setur-SP), também poderá beneficiar estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Circuito das Águas e da Região Bragantina. A iniciativa, que atende às reivindicações do deputado Edmir Chedid (União) ao governo, tem por finalidade ampliar o potencial de cada uma destas regiões turísticas.

De acordo com o parlamentar, a construção de marcas turísticas está fundamentada na identidade e no posicionamento das estâncias e dos MITs. No Circuito das Águas e na Região Bragantina, por exemplo, esta atividade deverá apresentar todos os atrativos, incluindo também os da cultura e culinária regional, a fim de garantir o aumento do número de turistas, principalmente durante as férias.

"A marca turística da região vai destacar o que os nossos municípios possuem de melhor. A partir de sua criação, que deverá ocorrer muito em breve, as prefeituras poderão se organizar e fomentar experiências para atrair os turistas não só em feriados prolongados e período de férias, mas durante todo o ano. Aqui, temos potencial para receber turistas e ainda grandes eventos", disse.

Além disso, Edmir Chedid ressaltou a importância da iniciativa para a geração de empregos à comunidade. "O turismo tem sido uma das alternativas para se combater o déficit de vagas no mercado de trabalho. Por isso, temos investido em cursos de formação aos profissionais e na divulgação de nossas atividades. Afinal, com mais empregos, temos também mais renda às prefeituras", completou.

Marcas Turísticas

A Setur-SP já lançou quatro marcas turísticas: "Vem pro Vale", que explora as cavernas e áreas de preservação ambiental do Vale do Ribeira; "Raízes do Campo", que mostra a força da produção artesanal e do agronegócio associados ao turismo no norte do Estado; "Encantos da Cuesta", com destaque às belezas naturais de municípios localizados entre os rios Tietê e Paranapanema; e "Mantiqueira-me", que explora o clima frio de montanha e o turismo rural da Mantiqueira Paulista.

Também serão lançadas as marcas turísticas "Circuito das Frutas", com os municípios da Região Metropolitana de São Paulo que se destacam pelos parques temáticos e produção de 40% das frutas de mesa consumidas no país; e o "Litoral Norte, é natural, é SP", que coloca em evidência a biodiversidade da Mata Atlântica preservada e algumas das mais belas praias do Estado de São Paulo.


alesp