Alesp sedia homenagem ao grupo 'Semeadoras do Agro'
30/06/2023 18:09 | Reconhecimento | João Pedro Barreto, sob supervisão de Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quinta-feira (29), uma homenagem ao grupo 'Semeadoras do Agro', que faz parte da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). A condecoração foi iniciativa da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp).
"Além da parte cultural e artística, nós temos a missão de preservar a memória do país, honrar a língua portuguesa e homenagear pessoas da sociedade que contribuem para o crescimento do Brasil", comentou Roberto Ferrari, presidente da Aclasp.
Além das homenagens entregues pela academia, a Guarda Civil Metropolitana concedeu a Medalha de Mérito do Estado de São Paulo à vice-presidente das 'Semeadoras do Agro', Juliana Farah, e ao deputado Rodrigo Moraes (PL), que solicitou o evento.
"Nosso Brasil é uma potência e o agro é responsável por alimentar o mundo todo. Tudo que produzimos aqui vem do agronegócio. O nosso sentimento é de que, por meio do Estado de São Paulo, a locomotiva do Brasil, possamos fortalecer o agronegócio", afirmou Rodrigo.
As Semeadoras do Agro
As Semeadoras do Agro são um grupo de mulheres presidentes de sindicatos patronais do setor rural que foi fundado, em 8 de março de 2022, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). Ao todo são 15 representantes que realizam atividades pelos municípios com produtoras rurais e empreendedoras.
"Fico muito feliz e emocionada, porque nós estamos, passo a passo, ocupando lugares que sempre foram nossos por direito, mas nunca foram reconhecidos. No agro, é uma grande vitória para as mulheres, porque nós sempre estivemos no campo, gerando produtividade, cuidando da plantação, da gestão da propriedade, mas nunca tivemos visibilidade", contou a vice-presidente do grupo Juliana Farah.
Farah disse ainda que as Semeadoras do Agro já estiveram em 45 municípios atendendo cerca de 4500 mulheres nos 16 meses de funcionamento. Segundo ela, as atividades dão ânimo e força para essas mulheres empreenderem, que, com isso, ganham autonomia financeira e liberdade.
A Faesp
A Federação Agropecuária do Estado de São Paulo (Faesp) é uma entidade que reúne os sindicatos patronais do setor rural no Estado. Segundo a diretora, Adriana Menezes da Silva, o grupo possui "grande representatividade e capilaridade" e engloba 235 sindicatos. Ainda de acordo com ela, a criação das Semeadoras do Agro era uma vontade antiga do presidente da Faesp.
Presenças
Além de Juliana Farah, Rodrigo Moraes e Roberto Ferrari, compuseram a Mesa do evento o guarda civil metropolitano Ricardo Neves Silva, que entregou a homenagem da corporação, e Mayara Nunes, filha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Notícias relacionadas
- Sessão Solene homenageia trabalhadoras domésticas e reforça busca por mais direitos e visibilidade
- Geradores de emprego e renda, profissionais do ramo da beleza são homenageados na Alesp
- Alesp homenageia bombeiros veteranos após criação de data comemorativa no estado
- Ato Solene na Alesp homenageia ex-combatentes em celebração ao Dia do Veterano Militar
- Primeira categoria homenageada pela Alesp, professores são base da cidadania e pilar da sociedade
- Leci Brandão e Maria Lúcia Amary recebem Colar de Honra ao Mérito Legislativo
- Membros de religiões de matrizes africanas apresentam carta por mais visibilidade e amparo legal
- Referência da causa ambiental e pesquisa científica recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações