Deputada lidera movimento pela diminuição no preço do gás natural, impulsionando a indústria

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
04/07/2023 13:48 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Dani Alonso

Compartilhar:

Dep. Dani Alonso (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg304739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Dani Alonso, vice-líder do PL na ALESP, vem lutando incansavelmente em prol da construção civil e das lojas de materiais para construção. Durante uma reunião da comissão de Infraestrutura, na qual é membro titular, a parlamentar recebeu a equipe da Artesp e fez importantes questionamentos.

Dani Alonso destacou a importância da indústria cerâmica no Brasil, ressaltando que o país ocupa a terceira posição em produção e a segunda em consumo de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias. No estado de São Paulo, 70% dessa produção está concentrada, sendo que o gás natural representa cerca de 35% do custo de produção.

A boa notícia é que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Artesp) autorizou a redução das tarifas cobradas pelas concessionárias de distribuição de gás Comgás e GasBrasiliano. Os valores foram reduzidos entre 7,9% e 11,9%, o que terá um impacto positivo no setor industrial cerâmico.

Com essa diminuição no preço do gás, os custos de produção da indústria cerâmica serão reduzidos, o que possibilitará a oferta de produtos com preços mais competitivos no mercado. Isso beneficiará tanto as indústrias, que utilizarão o gás natural como matéria-prima ou energia, quanto os consumidores, que terão acesso a produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

Ao reduzir os custos de produção da indústria cerâmica, esse projeto beneficia toda a cadeia produtiva, desde os fabricantes até os consumidores finais.

Exemplos internacionais mostram que a redução no preço do gás pode impulsionar o crescimento da indústria e gerar empregos. Países como Estados Unidos, Alemanha e China têm adotado políticas para ampliar a oferta e reduzir o preço do gás natural, o que tem impulsionado setores industriais e contribuído para o desenvolvimento econômico.

O Brasil, com sua potencialidade na produção de revestimentos cerâmicos, tem a oportunidade de seguir esses exemplos e fortalecer sua indústria.


alesp