Deputada promove audiência pública em agosto para discutir pulverização aérea

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
18/07/2023 17:20 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini promove audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305555.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Ana Perugini na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305553.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Ana Perugini na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305554.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ação realizada em plantações de cana-de-açúcar destrói plantações, mata animais e causam prejuízos para agricultores familiares no interior de São Paulo

A deputada estadual Ana Perugini promove no dia 9 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Audiência Pública Pulverização Aérea de Agrotóxicos: o veneno chega à mesa. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório Teotônio Vilela.

A audiência é resultado de uma série de denúncias encaminhadas à parlamentar por agricultores familiares do interior paulista, que têm sofrido as consequências do uso de aviões e drones para a aplicação de pesticidas em plantações de cana-de-açúcar.

Levados pelo vento, os agrotóxicos lançados pelas aeronaves acabam atingindo lavouras em áreas vizinhas, matando plantações, animais, contaminando o solo e a água.

Em Monte Castelo, Bastos, Paulicéia, Rancharia e Martinópolis, por exemplo, a pulverização aérea tem matado peixes, abelhas criadas para produção de mel, lagartas do bicho-da-seda, além de comprometer a produção de frutas, legumes, verduras e mandioca.

"A pulverização aérea de agrotóxicos está matando animais, intoxicando pessoas e provocando graves danos ao meio ambiente. Precisamos avaliar formas de controlar essa prática, para que possamos preservar a vida e garantir que os pequenos não sejam prejudicados em detrimento da ação dos grandes produtores", explicou a deputada.

Os casos relatados por produtores à deputada são de conhecimento da Polícia Ambiental, da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do Ministério Público. Empresas foram notificadas, mas nenhuma medida foi adotada para resolver o problema.

A audiência pública contará com a participação de deputados, ambientalistas, advogados especializados em legislação ambiental e uso de agrotóxicos, lideranças políticas, agricultores familiares, membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

No último dia 7 de julho, a deputada Ana Perugini participou de um debate sobre o tema, na Câmara Municipal de Paulicéia, município da região da Alta Paulista. Na cidade, o problema afeta, principalmente, os apicultores e produtores de casulo de bicho-da-seda.

PROGRAME-SE:

Audiência Pública Pulverização Aérea de Agrotóxicos: o veneno chega à mesa

Data: 9 de agosto de 2023

Horário: 9h

Local: Auditório Teotônio Vilela - Assembleia Legislativa de São Paulo

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo


alesp