Grande conquista: governo anuncia aumento da alíquota de importação da borracha natural

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
16/08/2023 16:22 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Deputado Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306957.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputado Itamar Borges, presidente da SP-AGRO, comemora o atendimento do pleito que visa fortalecer a produção nacional

Recentemente, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) e da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, deputado Itamar Borges, acompanhado do prefeito Edinho Araújo, esteve com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, para tratar desse assunto.

"Fico feliz em saber que o Governo Federal anunciou o aumento da alíquota de importação da borracha natural. Uma importante medida que visa fortalecer a cadeia produtiva nacional e valorizar a atividade em nosso país. Agradeço a todos que trabalharam por esta importante iniciativa", celebra o deputado Itamar.

O setor enfrenta dificuldades e perda de competitividade frente aos produtos importados, pois, devido à baixa alíquota de importação, a borracha natural vinda de outros países era comprada a preços inferiores aos praticados no Brasil.

Ao comentar a elevação da alíquota, que passará de 3,2% para 10,8%, o parlamentar destaca ainda que a heveicultura é uma das principais atividades da sua região. "Rio Preto é conhecida como a capital da borracha e São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural, além de ser o único estado da federação que reúne todos os elos da cadeia: produtores, beneficiadoras e pneumáticas", fala Itamar Borges.

"Com o aumento da taxação, a indústria voltará a comprar dos produtores brasileiros, fortalecendo a cadeia produtiva nacional e contribuindo com a geração de emprego e renda", afirma Itamar, ao renovar o compromisso com o setor. "Os desafios continuam, mas o agro pode sempre contar com nosso trabalho", finaliza.

O anúncio foi realizado na reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Camex, realizada nesta terça-feira (15/08), e será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Grande conquista para os produtores de borracha

Recentemente, como presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) e da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, acompanhado do prefeito Edinho Araújo, estive com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, para tratar desse assunto.

Fico feliz em saber que o Governo Federal anunciou o aumento da alíquota de importação da borracha natural. Uma importante medida que visa fortalecer a cadeia produtiva nacional e valorizar a atividade em nosso país. A alíquota de importação passará de 3,2% para 10,8%. Agradeço a todos que trabalharam por esta importante iniciativa.

A heveicultura é uma das principais atividades da nossa região. Rio Preto é conhecida como a capital da borracha e São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural, além de ser o único estado da federação que reúne todos os elos da cadeia: produtores, beneficiadoras e pneumáticas.

O setor enfrenta dificuldades e perda de competitividade frente aos produtos importados de outros países. Com o aumento da taxação, a indústria voltará a comprar dos produtores brasileiros, fortalecendo a cadeia produtiva nacional e contribuindo com a geração de emprego e renda.

Os desafios continuam, mas o agro pode sempre contar com nosso trabalho.


alesp