Plano Plurianual estadual chega à Alesp; ampliação de políticas e regionalização são destaques
21/08/2023 19:06 | PPA | Matheus Batista - Foto: Agência Alesp

Principal ferramenta do Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Estado, o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2024-2027 deu entrada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A proposta, que orienta as ações e programas do Executivo, entrou em pauta nesta segunda (21) e será analisada e votada pelos parlamentares estaduais.
A elaboração do PPA está prevista na Constituição Estadual e deve ser feita sempre durante o primeiro ano de um novo governo. Encaminhada à Alesp por meio do Projeto de Lei 1.244/2023, o Plano Plurianual fica em pauta por 15 sessões, para que os parlamentares tomem conhecimento e apresentem emendas à proposta.
O PPA é, junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), a lei que define quais políticas públicas serão desempenhadas pela estrutura da Administração Pública, indicando os recursos e as metas para cada área de atuação.
Quadriênio 2024-2027
O Governo Estadual define no Plano Plurianual quais serão as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública, indicando também as despesas para os próximos quatro anos.
De acordo com o projeto encaminhado à Alesp, o plano foi elaborado a partir de um diagnóstico regionalizado e combinou dados sociais, econômicos e ambientais, que irão possibilitar a criação de novos programas e o aprimoramento dos já existentes e bem-sucedidos. "O Estado de São Paulo buscará ampliar a qualidade de suas políticas públicas, muitas delas já nacionalmente reconhecidas, especialmente nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento Básico, Segurança Pública e Infraestrutura", afirma o governador Tarcísio de Freitas, em mensagem ao Legislativo.
Para o próximo quadriênio, o Governo lista 12 objetivos estratégicos que irão orientar a Administração Pública. São eles: Educação Pública com efetividade; Saúde Pública com maior acesso; Segurança Pública fortalecida; menor vulnerabilidade social; Infraestrutura e Mobilidade Urbana expandidas; moradia digna; meio ambiente e recursos naturais preservados; setor produtivo competitivo; agronegócio com produção diversificada e sustentabilidade; Turismo, Esporte, Cultura e Economia Criativa aliados ao desenvolvimento; gestão pública ágil; e política fiscal e tributária modernas.
Ao todo, o projeto prevê 110 programas, sendo 104 desenvolvidos e mantidos pelo Poder Executivo, dois pelo Legislativo - que envolvem o desenvolvimento das atividades parlamentares -, dois do Judiciário, um da Defensoria Pública e um do Ministério Público.
Tramitação
O Projeto de Lei 1.244/2023 foi publicado no Diário Oficial no dia 16 de agosto e entrou em pauta nesta segunda (21). Junto à proposta, o presidente da Casa, deputado André do Prado, publicou um ato disciplinando como deve ser a apresentação das emendas parlamentares.
Os deputados e as deputadas da Alesp terão 15 sessões para tomar conhecimento e protocolar suas sugestões e alterações ao texto. Após o período, a proposta segue para análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Ao final da deliberação, a matéria passa para discussão e votação pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações