Nhanderekó: audiência pública em defesa dos povos indígenas do Estado é realizada na Alesp
28/08/2023 19:47 | Parceria entre Legislativos | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa







Em parceria com a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (28), uma audiência pública para discutir os principais problemas enfrentados pelos povos indígenas do Estado e os caminhos para a proteção dessas comunidades. Promovido pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários, o evento contou com a participação da ministra Sonia Guajajara.
A deputada federal Célia Xakriabá, que é presidente da Comissão da Amazônia, abriu a reunião abordando a repressão sofrida por guaranis da Terra Indígena Jaraguá, na Capital, por tropas da Polícia Militar em maio deste ano. "Essa discussão hoje é da Mata Atlântica, dos povos originários de São Paulo, sobretudo dos ataques que o povo Guarani tem sofrido", disse a parlamentar.
O evento, sediado no Plenário Tiradentes do Palácio 9 de Julho, foi resultado do trabalho conjunto entre os Legislativos estadual e federal e contou com o apoio do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) e da deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL). Representantes dos povos Guarani, Caiapó, Terena e líderes indígenas de diferentes regiões do Estado participaram da reunião e puderam apresentar as principais demandas de suas terras e aldeias.
Marco temporal
A realização da audiência coincidiu com a semana marcada pelo Supremo Tribunal Federal para retomar a discussão do marco temporal das terras indígenas, que é a tese jurídica que afirma que povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam até a promulgação da Constituição de 1988, em 5 de outubro daquele ano.
Considerado um ataque ao direito à terra dos povos originários, o marco temporal voltará a ser discutido pelo STF nesta quarta-feira (30). Concomitante a isso, o Congresso Nacional analisa também um projeto de lei que trata da delimitação de terras indígenas no país.
Para a ministra Sonia Guajajara, as duas matérias discutidas em Brasília são um retrocesso. "Estamos em mais um momento histórico e difícil. O que tramita no Congresso abre espaço para a exploração e para expropriar indígenas de suas terras", afirmou. "Esperamos que o Supremo possa dar esse voto favorável aos povos indígenas do Brasil", completou Sonia.
Nhanderekó
De origem Guarani, Nhanderekó é uma expressão que pode ser traduzida como "o jeito Guarani de ser" e representa todas as falas feitas durante a audiência pública desta terça. Líder da Terra Indígena do Jaraguá, o cacique Márcio Boggarim falou sobre a preservação cultural que, segundo ele, será possível apenas com a delimitação das terras indígenas. "Queremos preservar nossa língua materna, nosso modo de vida e fortalecer o Nhanderekó, para continuar essa vida cultural que aprendemos com os mais velhos", disse.
O cacique também denunciou os casos de violência e descriminação que os povos originários enfrentam cotidianamente e pediu o apoio das instituições públicas. "Ressaltamos a importância da abertura dessa Casa para que a gente busque o caminho do diálogo e que cesse a violência contra nossa cultura", completou.
Os participantes também apresentaram suas reivindicações para o desenvolvimento da infraestrutura de comunidades indígenas. Foram solicitados recursos para a Educação, Saúde e Esporte. "Na formulação de políticas públicas, nem sempre os indígenas são incluídos. São tratados como problema. Queremos mostrar que a defesa dos povos indígenas é também fortalecer os municípios", disse Sonia Guajajara.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações