Comissão de Finanças da Alesp dá aval a projeto que amplia atuação da Defensoria Pública do Estado
29/08/2023 18:18 | CFOP | Matheus Batista - Foto: Carol Jacob





A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi favorável, durante reunião nesta terça-feira (29), ao projeto de lei que cria novos cargos de apoio no quadro da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
De autoria da própria Defensoria, a proposta institui um subquadro de cargos de apoio na instituição, com seis diferentes classes profissionais: Analista de Defensoria Pública, Assistente de Defensoria Pública e Assistente Técnico de Defensoria Pública em quatro níveis diferentes.
O projeto foi acatado pelos parlamentares da Comissão de Finanças por meio do substitutivo apresentado pelo deputado Alex Madureira (PL), que adequa o texto da proposta à Lei Complementar 1.389/2023, responsável por alterar os vencimentos de quadros da Defensoria.
De acordo com a justificativa apresentada na proposta, com a criação das novas classes, "a Instituição terá condições de promover maior capilaridade de sua atuação pelo Estado e incrementará projetos institucionais voltados à conciliação e mediação, à defesa de vítimas de violência institucional, ao atendimento a mulheres e crianças em situação de violência e à defesa de profissionais da segurança pública".
O Projeto de Lei 55/2022 tramita em regime de urgência na Casa e, com a aprovação pela Comissão de Finanças na forma do substitutivo, seguirá em tramitação com nova redação até ser votada em Plenário.
Pauta
Os integrantes da CFOP analisaram, nesta terça, uma pauta com 23 itens - 18 projetos de lei, quatro processos e um requerimento. A comissão aprovou 14 projetos e um processo. Os demais tiveram pedidos de vistas feitos pelos parlamentares.
"É importante que a comissão se reúna com frequência para que não tenhamos uma pauta tão extensa quanto na legislatura passada. Tínhamos vários processos parados e estamos limpando essa pauta", disse o presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos).
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações