Alesp recebe I Fórum de Bibliotecas Escolares pela Construção de Políticas para a Formação Cidadã
04/09/2023 20:03 | Leitura | Gustavo Oreb, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Rodrigo Costa



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite da última sexta-feira (1), o Fórum de Bibliotecas Escolares pela Construção de Políticas Públicas para a Formação Cidadã. O evento foi solicitado por Carlos Giannazi (Psol), e contou com a participação de professores, escritores e bibliotecários, que expuseram a atual situação das bibliotecas escolares do Estado.
Segundo o deputado Rui Alves (Republicanos), as bibliotecas levam as pessoas ao saber e são essenciais para todas as sociedades. "Nunca é demais buscar melhorias e soluções que levem a educação para os nossos estudantes. Por isso, é excelente receber, aqui na Alesp, especialistas e pessoas que vivenciam as bibliotecas escolares todos os dias", destacou.
O Fórum faz parte da campanha "Sou Biblioteca Escolar", criada na Bienal do Livro de São Paulo em 2022 com o objetivo de divulgar a Lei Federal de Universalização das Bibliotecas Escolares, a Lei 12.244/2010. Com apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB 8), o projeto visa dialogar com órgãos públicos, nas esferas municipal, estadual e federal, na busca por melhorias nas condições das bibliotecas escolares.
Situação das Bibliotecas
De acordo com um levantamento feito pelo CRB-8 em 583 escolas do Estado de São Paulo, apenas 7% tinham uma biblioteca com os materiais completos e um bibliotecário formado. Para a presidente do Conselho, Ana Claudia Martins, o problema é uma questão de vontade política e não pode ser transferido para a população, que deveria encontrar as melhores condições, independentemente da biblioteca. "O que precisamos é de vontade política para cumprir a lei e investir, de fato, nas bibliotecas. Por meio do incentivo à educação, outros aspectos da sociedade seriam aprimorados naturalmente, como a diminuição da criminalidade", disse.
De acordo com a integrante da Associação Brasileira de Escritores de Livros Educativos (Abrale) Cibele Lopresti Costa, o trabalho de professores e escritores está intimamente ligado às bibliotecas, por isso o cuidado com elas é tão importante. "Existem diversas medidas governamentais a respeito dos livros, mas, na prática, há muita falta de vontade. Precisamos de ações que garantam, de fato, que o material chegue com qualidade nas escolas, para a formação de novos leitores com a qualidade que o professor deseja", declarou.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações