Rede Alesp transmite desfile em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil

Berço da Independência, São Paulo realiza celebração no Autódromo do Anhembi com transmissão a partir das 9h da manhã
06/09/2023 19:30 | Independência do Brasil | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Dia da Independência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, 201 anos atrás, D. Pedro deu o 'Grito da Independência'. Desde então, o Brasil é independente de Portugal. O 7 de setembro de 1822 pôs fim ao regime colonial e deu o pontapé ao Império do Brasil, no qual Dom Pedro seria o imperador.

Desde 1949, a data é considerada feriado nacional pela Lei Federal 662 e é símbolo do nascimento de nossa nação. Por isso, o dia 7 de setembro é marcado por comemorações ao redor de todo o país e, em São Paulo, não será diferente.

A Rede Alesp irá transmitir, por meio de seu canal no Youtube e pela televisão, o desfile cívico-militar que acontecerá no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da Capital. A partir das 9h da manhã, a população poderá assistir a uma programação especial sobre o feriado da Independência e, na sequência, ao desfile que volta ao Sambódromo depois de quatro anos.

A importância de São Paulo e da Alesp para a Independência

Para muitos, o Estado de São Paulo é considerado o berço da emancipação do Brasil. Isso se dá porque o então príncipe regente, Dom Pedro, deu o 'Grito da Independência' na Capital do Estado.

Dom Pedro estava em São Paulo há algumas semanas para tentar apaziguar os ânimos da política da colônia. No dia 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, de cima de um cavalo, ele proclamou a independência política do Brasil em relação a Portugal. Neste dia, ele inaugurou o período imperial e se tornou D. Pedro I, o imperador do país.

A Alesp, que ainda não existia em 1822, participa do fato histórico de forma mais indireta. Atualmente, ela abriga, em seu Acervo Histórico, diversos documentos referentes ao fato histórico, como projetos de lei sobre a construção de monumentos em homenagem à data.

O mais notório desses projetos é o da construção do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. Um parecer, de 1838, da Comissão de Obras Públicas da Alesp indicava a construção de um edifício-monumento, na região do Ipiranga, para homenagear o Dia da Independência. O texto, que está até hoje na Casa, aponta que a ideia surgiu de um cidadão que fez o pedido aos deputados.

A construção, de fato, iniciou-se apenas em 1880 a partir de outra lei aprovada na Assembleia. Dez anos depois, o prédio foi inaugurado e, em 1893, uma nova norma dava ao edifício a função de museu e o nome de 'Museu Paulista'.

O Monumento da Independência, que fica na mesma região, surgiu, igualmente, de um projeto aprovado pela Alesp. Lá, esculturas de mármore e bronze simbolizam momentos e personagens importantes no processo de Independência do país. Além disso, a construção abriga os túmulos de D. Pedro I e de suas duas esposas.

alesp