Suspeita de improbidade na nomeação de dirigentes de ensino
11/09/2023 10:39 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Deputado Luiz Claudio Marcolino solicita à Justiça anulação do processo seletivo de dirigentes de ensino e ao pede MP apuração de atos do secretário Renato Feder e do governador Tarcísio de Freitas
O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) ingressou com Ação Popular na Vara da Fazenda Pública da Capital e com representação, com pedido de investigação, no Ministério Público Estadual sobre possíveis atos de improbidade administrativa que teriam sido promovidos pelo secretário estadual de Educação, Renato Feder e pelo governador Tarcísio de Freitas, em relação ao processo seletivo e nomeação de dirigentes de ensino em todo o estado.
A ação na Justiça conta com pedido de liminar para a anulação do processo seletivo dos dirigentes de ensino do estado. Também solicita a suspensão da nomeação para os cargos que ainda não foram ocupados, o afastamento dos que já foram nomeados e a realização de um novo processo seletivo.
Para o deputado, nesses atos há suspeita de tentativa de aparelhamento político das 91 Diretorias Regionais de Ensino por meio do Programa Desenvolvimento de Lideranças (PDL), condição para a seleção dos novos dirigentes.
"Todo o processo de substituição dos dirigentes de ensino teria faltado com a transparência das classificações e supõe a escolha de pessoas alinhadas ao pensamento ideológico do governador Tarcísio. A nomeação não teria seguido o descritivo das regras do próprio edital do processo seletivo, evidenciando a escolha dos nomeados por afinidade política", afirmou o deputado.
Antes de ir à Justiça e ao MP, o deputado Luiz Claudio Marcolino solicitou informações à Seduc. No dia 20 de junho foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o requerimento nº 296/2023 com pedido de informações ao secretário Feder, com 11 questões sobre o processo seletivo, inclusive o cumprimento das estapas previstas no regimento interno para a seleção dos dirigentes.
Houve pedido de prorrogação da Seduc para o envio das respostas. O secretário foi oficiado pela terceira vez pela Assembleia Legislativa na data de hoje (06/09), por não ter respondido ainda.
O deputado requereu informações também sobre a transparência na classificação dos candidatos aprovados e pede detalhes sobre a publicação das etapas do processo seletivo e da lista de classificados no Diário Oficial do Estado (DOE).
Com a falta do retorno da Seduc ao requerimento, o deputado protocolou, no dia 18 de agosto, Ação Popular no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). No Ministério Público a representação que solicita a investigação para possível propositura de uma Ação Civil Pública foi protocolada no dia 25 de agosto.
"Em todas as ações o objetivo é conquistar a anulação do processo seletivo que teve o regimento interno desrespeitado e, portanto, pode ser caracterizada fraude na nomeação dos dirigentes de ensino", ressalta Marcolino.
Para o deputado, a seleção daqueles que farão a gestão dos professores, coordenadores, funcionários e da aplicação das diretrizes da educação deve ser feita respeitando o regimento interno da Secretaria Estadual de Educação e no processo de classificação, ser seguida a ordem dos melhores pontuados pelas habilidades e competências demonstradas no processo seletivo. "Isso é fundamental porque são esses dirigentes que estão na linha de frente da gestão da educação das crianças e dos adolescentes no estado", comenta Marcolino.
Além disso, os selecionados devem comprovar conhecimento das normas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Plano Nacional de Educação, no Plano Estadual de Educação e nos decretos que regulamentam a função.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações